Uma das mais antigas unidades escolares de Capivari de Baixo, a E.M.E.B. Santo André comemorou 25 anos de fundação neste dia 7 de abril. Especialmente nesta data, professores e alunos participaram de atividades didáticas, pedagógicas e recreativas voltadas ao aniversário da escola, além de cantarem parabéns e apresentarem produções artísticas e culturais alusivas à data.
Um dos grandes momentos do dia foi a apresentação da letra que comporá o hino da escola, resultado do trabalho iniciado há dois anos e coordenado pela professora de Educação Física Lusana Knabben Bento.
"Fizemos um concurso do poema e, com a junção, foi criado o hino, que homenageia a escola e a comunidade do bairro Santo André. Os alunos compositores de letra e melodia terão seus nomes como parte da história local e esse resgate será feito por seus filhos, pela comunidade e isso tem grande valor.", entende a educadora, acrescentando que a escola quis apresentar a letra do hino especialmente no dia de aniversário de fundação da escola, porém ainda não foi finalizada a melodia. A bandeira da E. M. E. B. Santo André também está sendo criada.
A diretora escola, Vera Lúcia Pacheco de Souza, destacou a importância das exposições apresentadas pelos alunos. "Todos estão de parabéns pelo belo trabalho de valorização cultural mostrado por meio dos murais com poesias e imagens de momentos especiais vividos por esta comunidade", enaltece.
Vera fez agradecimentos especiais ao presidente da Associação de Moradores Reginaldo Martins, ao governo municipal e aos empresários locais, pelo apoio efetivo.
O prefeito Luiz Carlos Brunel Alves prestigiou o evento, relembrando os primeiros anos da comunidade. "Esta escola foi criada seis anos antes de Capivari de Baixo se tornar município. No final da década de 1970, essa região ganhava aterro com areia da dragagem do Rio Tubarão e também foi famosa pela plantação de tomates nas terras que pertenciam ao pai de Haroldo Fernandes, o saudoso André, que mais tarde foi homenageado, compartilhando seu nome com a então comunidade do bairro Capivari. Hoje a escola é a primeira do município a ter seu próprio hino. Tudo isso é história, é riqueza cultural que deve ser mantida e repassada às gerações futuras. Todos estão de parabéns", ressalta o prefeito.
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom