Uma iniciativa da secretaria de Educação de Capivari de Baixo promoveu mais segurança às escolas da rede municipal de ensino. Na noite de ontem (15), representantes da Polícia Militar, guarda municipal e prefeitura do município, ofereceram uma etapa de capacitação aos 15 vigias atuantes nos estabelecimentos escolares.

 

Segundo o secretário de Educação e Cultura, professor José Wanderley Araújo da Rosa, os profissionais se atualizaram sobre procedimentos de vigilância voltados à área escolar.

 

"Na escola e arredores há um fluxo contínuo de pessoas envolvidas direta e indiretamente com a educação. Se faz necessário um preparo diferenciado do vigia, no sentido de se tornarem mais atentos, com visão mais clara dessa movimentação de pessoas e alunos, até mesmo identificando movimentos suspeitos", observa o secretário.

 

Wanderley acrescenta que o fato do recente acontecimento de Realengo/ RJ contribuiu para que os trabalhos em Capivari de Baixo se dessem nesse momento. "Tínhamos essa intenção desde outros períodos, porem quando há assuntos em pauta na imprensa, a sociedade acaba se mobilizando", diz.

 

Os vigias absorveram positivamente o conteúdo apresentado e debatido, compartilhando experiências e sanando dúvidas, resultando em uma boa avaliação.

 

"Esta é a primeira vez que o evento acontece, contudo há na Secretaria de Educação e Cultura, a proposta de essa atividade torna-se parte integrante das capacitações do quadro funcional, reforçando o foco dos vigias que atuam junto às escolas, reforçando a prevenção, sobretudo oferecendo maior segurança aos alunos", fala o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.

 



Secretaria de Comunicação Social | Secom