Poder Executivo, Apaes e sociedade civil de todo o Brasil estão discutindo sobre avanços e dificuldades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na educação básica. Segundo o órgão federal, a iniciativa é justificada, principalmente, pelo reconhecimento da necessidade de compreender o processo de inclusão escolar sob a ótica dos que vivem direta e indiretamente esse processo.

Em Capivari de Baixo, essa proposta da Fenapaes (Federação Nacional das Apaes) aconteceu na última semana. A primeira edição do Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica reuniu cerca de duzentas pessoas no município, entre diretores escolares, educadores especialistas, alunos especiais e familiares, autoridades locais e regionais.

Durante todo o dia, profissionais e especialistas que lidam diretamente com a educação especial debateram sobre estrutura física, socialização, satisfação e aprendizagem, quatro dos eixos regentes do ensino regular, tanto na rede pública quanto na rede municipal de ensino.

De acordo com diretor de Ensino Fundamental de Capivari de Baixo, professor Karol Philippi Cardoso, o encontro possibilitou o levantamento de informações aos gestores, para além da esfera local.

"A intenção foi oferecer referenciais às esferas federal, estadual e municipal, para a consolidação de políticas públicas para o melhor atendimento e busca de soluções", destaca, acrescentando que o objetivo foi alcançado e algumas ações positivas já são desenvolvidas desde anos anteriores. A mais recente foi um curso de capacitação, com carga horária de 60 horas. Alem disso, Capivari de Baixo está aguardando do Governo Federal, a instalação da sala de recursos multifuncionais.

"Conseguimos realizar com sucesso um evento educacional de grande porte e de fundamental importância para qualificarmos o atendimento educacional especializado nas escolas regulares. Os participantes estão de parabens", valoriza o professor Karol.

O secretário de Educação e Cultura, professor José Wanderley Araújo da Rosa, sublinha a importância da integração entre comunidade escolar e parceiros comprometidos. "Esse evento vem contribuir para que possamos pensar, de uma forma legítima, nas melhorias na educação das escolas públicas de Capivari de Baixo".

De acordo com o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, torna-se necessário que o Estado efetive sua disposição. "Se quisermos uma cidade melhor precisamos investir em educação, mas para investir precisamos também escutar os que trabalham com ela diretamente para que possamos atender as necessidades, principalmente no tocante à educação especial".


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