A Prefeitura de Treze de Maio, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri, estão se empenhando em diminuir o número de borrachudos no município através do Programa de Controle e Combate ao Borrachudo, que abrangerá todas as comunidades do município onde existam rios, cachoeiras e açudes. A campanha está organizada para acontecer em várias etapas e uma das reuniões com a equipe coordenadora já aconteceu nesta sexta (15), na Unaf.
Os borrachudos tem sido um grande incômodo nos últimos tempos, devidos aos danos provocados por suas picadas. De acordo com o Engenheiro Agrônomo municipal, Geraldo B. Eller, "As condições climáticas e a velocidade da água dos rios, como a turbulência nos criadouros, sua temperatura, o teor de oxigênio dissolvido e a quantidade de compostos orgânicos influencia diretamente na proliferação destes insetos, sendo que o depósito de materiais nas margens também ajuda para que eles se desenvolvam", comentou.
Geraldo explica que além das ações em conjunto com as comunidades, também será usado um produto chamado de B.T.I. (Bacilo Thuringiensis variedade israelensis) que atua somente nas larvas presentes os rios, intoxicando-as e levando-as a morte.
Palestras de orientação de como prevenir já estão sendo ministradas nas comunidades, como em Boa Vista, que aconteceu nesta terça (19).