Outra forma encontrada pela secretaria de Assistência Social de Capivari de Baixo para promover e ampliar o conhecimento dos alunos que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é a diversificação de atividades. As crianças estão recebendo além do reforço escolar, aulas de canto, violão, flauta e artesanato.
Para secretária de Assistência Social, Marilene Duarte Cardoso, o canto transforma a escola num ambiente mais acolhedor. "Com esta atividade o aluno vai se tornar mais produtivo e interessado. Além disso, esta atividade tem um poder socializante, que é extremamente necessário para a realidade brasileira", comenta.
Segundo a coordenadora do PETI, Fernanda Francioni, as aulas de canto, que são ministradas pela professora Daiane Bittencourt Torres, acontecem na própria sede do programa e serve como um grande apoio para o desenvolvimento das crianças. "Todas as quartas-feiras cerca de 40 crianças recebem instruções de técnica vocal que ajudam a ter mais concentração, postura e disciplina", sublinha.
"O ensino da música vai disponibilizar para as crianças a oportunidade de desenvolver seus princípios sociais, auto-estima, solidariedade, gosto por atividades culturais e vocações artísticas. E nosso papel é incentivá-los", ressalta a professora Daiane.
Esta é a segunda aula de canto das crianças, que também dispõe de aulas de flauta e violão no decorrer da semana. O objetivo da administração municipal é envolver os alunos do PETI em diversas atividades artísticas, culturais e esportivas, para não deixá-las com o tempo ocioso.
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC