A população de Capivari de Baixo recebeu na manhã desta quinta-feira (05), no Centro de Convivência da Terceira Idade Antônio Salvato, uma palestra gratuita sobre plantas medicinais, com efeito no trato do sistema geniturinário, ministrada pelos acadêmicos do 5° semestre do curso de Farmácia da Unisul.
A professora orientadora, Simony Davet Muller, acompanha os alunos em todas as palestras pela região. "Estes encontros fazem parte da grade curricular do curso de Farmácia da Unisul. A cada apresentação um grupo de alunos ministra a palestra sob a minha supervisão", explica.
Todos os semestres novos temas são escolhidos sobre o uso racional das plantas medicinais. "Neste semestre escolhemos o tema das plantas que agem no trato geniturinário. Sempre esclarecendo que as plantas medicinais devem ser utilizadas como um complemento nos transtornos e doenças e não como um substituto de medicamentos utilizados pelo pacientes", ressalta a professora Simony.
A utilização das plantas medicinais, segundo a Organização Mundial de Saúde, é todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos ou que sejam precursores de fármacos semi-sintéticos. São empregadas há muito tempo para tratamento das enfermidades e muito já se conhece sobre o seu uso através da sabedoria popular.
Segundo estudos, as plantas do sistema geniturinário estão em terceiro lugar, das mais utilizadas pelas comunidades. É necessário saber como utilizá-las racionalmente, evitando danos à saúde. O sistema genituritário é formado por rim, ureter, bexiga e uretra.
Na palestra os alunos e a orientadora explicaram e tiraram dúvidas sobre as 10 plantas medicinais escolhidas para utilização no trato deste sistema. "Estas plantas medicinais foram escolhidas porque são acessíveis em nossa região. Realizamos um estudo aprofundado sobre as plantas que nossa região dispõe e decidimos expô-las à população", sublinha Simony.
Os alunos do 5º semestre do curso de Farmácia da Unisul foram convidados para a realização da palestra pela prefeitura municipal, através da secretaria da Saúde. "Agradecemos o farmacêutico Murilo que teve a iniciativa de trazer nossa palestra párea Capivari de Baixo", finaliza.
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom