Enquanto mais de 5 mil professores de todo o Estado foram à Florianópolis nesta quarta (11) para participar do Dia de Mobilização Nacional pela Educação, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) com o objetivo de que todos os estados brasileiros cumpram o piso nacional do professor, os alunos da E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters, de Treze de Maio, sensibilizados com a situação dos docentes, se juntaram à causa e fizeram uma manifestação em frente à escola nesta quarta. As turmas do Ensino Médio do período matutino nem chegaram a comparecer nas aulas.
De acordo com os professores da escola, "o governo não cumpriu sua obrigação, já que somente os professores 7A (início de carreira) é que vão ter reajustes e passarão a receber R$ 993,20 por 40 horas, os profissionais que já avançaram no plano de carreira e ganham acima disso, devido às progressões vertical e horizontal, não serão beneficiados, o que é uma grande injustiça e uma falta de respeito com o plano de carreira desta classe profissional", comentaram indignados.
De acordo com os membros do grêmio estudantil da escola, que juntamente com o Ensino Médio encabeçaram esta manifestação, "este movimento é uma forma dos trezemaienses perceberam a importância dos profissionais da educação na formação do cidadão, por isso nossa solidariedade para com eles. E também alertar que a própria estrutura física da escola está merecendo atenção". Segundo eles, há goteiras nas salas de aula, na parte antiga do prédio o forro está caindo, a fiação elétrica é deficiente e antiga e até a própria acessibilidade de pessoas deficientes está comprometida, visto que não há rampas nas portas das salas de aula.