A secretaria de Educação e Cultura de Capivari de Baixo e as diretoras dos estabelecimentos de ensino planejam a segunda edição da mobilização social Todos pela Educação, quando professores e direção visitam as casas dos alunos, conversando com pais e responsáveis.

 

Entre as diretoras escolares, é unânime que a iniciativa gerou resultado positivo ano passado. "Foi uma grande oportunidade de aproximar de verdade escola e família, pois o natural é a família ser chamada na escola. Quando o professor sai da escola e vai até a casa do aluno, ele acaba conhecendo melhor sua realidade, alem de compreender sua personalidade enquanto estudante", diz a diretora da E. M. E. B. Don Anselmo Pietrulla, professora Salete Beltrame.

 

O secretário de Educação e Cultura, professor José Wanderley emenda que essa é justamente a linha que norteia o projeto. "O Todos pela Educação surgiu para possibilitar aos professores o exercício do ‘compreender para apreender', enriquecendo a metodologia de ensino; para os professores vivenciarem o cotidiano do aluno fora do ambiente escolar. É uma estratégia favorável para integração partindo da atenção à família, sensibilizando o professor e desinibindo o aluno", explica.

 

Para o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, a ação também é uma forma de resgatar o respeito ao professor. "Quando éramos crianças, adolescentes, o professor era visto com admiração, com respeito. Hoje os valores estão um tanto esquecidos, porem os pais ainda mantém essa consciência; recebem o professor, em suas casas, de braços abertos. O professor passa a conhecer melhor aquela família que, consequentemente, reforça a admiração por aquele profissional encarregado de educar seu filho", fala.

 

A ação social Todos pela Educação acontece nos bairros de Capivari de Baixo, dia 21 de maio, sábado, durante todo o dia; os professores seguem um cronograma para visitação do maior número possível de residências.



Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC

www.capivaridebaixo.sc.gov.br
Avenida Ernani Cotrin, 187 –