O setor de imunização da prefeitura de Capivari de Baixo, engajado na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, conseguiu alcançar, na manhã desta quinta-feira (19), a surpreendente marca de 100% da população imunizada, que pertence aos grupos exigidos pelo Ministério da Saúde, totalizando 2.828 pessoas, entre idosos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos incompletos e profissionais.

 

A meta estipulada pelo governo estadual era de 80% de imunização, porém com um grande trabalho realizado pela secretaria de Saúde de Capivari de Baixo, através da equipe de vigilância epidemiológica, coordenada pela enfermeira Fernanda Borghezan, 100% da população foi imunizada.

 

"Nós trabalhamos muito para atingir essa meta, toda equipe da saúde não mediu esforços para alcançar este resultado. Só tenho que agradecer o empenho de todos, inclusive dos servidores da secretaria de Obras, que nos auxiliaram com o transporte e a equipe da sala de vacinação, que com muita dedicação realizou um grande trabalho", comemora o secretário da Saúde Aurimar da Silva.

 

Em 2011, a composição da vacina é conjunta, protegendo tanto a gripe sazonal quanto a influenza A (H1N1). Quando uma pessoa se vacina contra a gripe, além da proteção individual, estará favorecendo a proteção indireta para pessoas do seu convívio, diminuindo a circulação do vírus.

 

 

Pacientes crônicos têm até amanhã para se vacinar

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra amanhã (20), em todo o Brasil. Em Capivari de Baixo, não é diferente. Até esta sexta-feira, idosos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos incompletos, profissionais da saúde, pacientes indicados pelo CRIE e alunos da APAE deverão ser imunizados.

 

Até o momento, o setor de imunização já vacinou 150 pacientes com doenças crônicas. Segundo Fernanda, houve uma procura muito grande nesta última semana da campanha. "Lembro à população que, o estoque de vacina é baixo e não conseguiremos vacinar todos os pacientes indicados pelo CRIE. Mas, solicitamos que quem possui doenças crônicas e que precisam tomar a dose, procure a unidade de saúde mais próxima, para realizar o pedido de imunobiológico especial, no qual o paciente será avaliado e se necessário será enviado para o paciente à vacina, pela 20ª Regional de Saúde", explica.

 

Vale ressaltar que, junto com esse pedido deve constar em anexo, um atestado médico solicitando a vacina e o motivo pelo qual o paciente precisa tomar a dose.

 

As doses da vacina da gripe estão disponíveis nas unidades ESF Centro I e ESF Três de Maio, das 7h30 às 13 horas. A Campanha Nacional começou no dia 25 de abril.


Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC

www.capivaridebaixo.sc.gov.br
Avenida Ernani Cotrin, 187 – Centro
88745-000