31 de Maio Dia Mundial sem Tabaco
Secretaria de Saúde juntamente com o Ministério da Saúde promove no município o Dia Mundial sem Tabaco. São realizadas visitas as escolas, ao comércio e repartições públicas para divulgação da campanha e palestras de orientação e prevenção.
Além desta data específica a equipe de saúde municipal promove um trabalho contínuo de abordagem e tratamento do fumante. São encontros semanais e quinzenais onde são abordados assuntos referentes a cessação do cigarro. Segundo dados da secretaria, hoje, participam nove pessoas, destas, quatro já largaram o vício e outras cinco tiveram uma redução de 70% no consumo.
Em julho, está previsto o inicio de um novo grupo, os interessados devem procurar a unidade de saúde e falar com as psicólogas Jaqueline Wiggers e Debora Nack. São grupos de apoio onde as pessoas colocam suas experiências. "Trabalhamos o autoconhecimento e mudança de hábitos que levam ao consumo do cigarro, como o cafezinho, bebidas alcoólicas entre outros comportamentos", esclarecem as psicólogas. Também são associados ao tratamento o uso de medicações específicas e acompanhamento médico.

Curso de Jardinagem
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e prefeitura de Santa Rosa de Lima formam uma parceria de longa data no município. Esta semana foi realizada mais uma atividade de formação e promoção social do homem rural com o objetivo é contribuir com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.
Trata-se de um processo educativo, não-formal, participativo e sistematizado, que visa ao desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais do trabalhador rural e de sua família, numa perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade.
Jardinagem foi o tema proposto no curso realizado no município, foram 16 participantes que tiveram orientações teóricas e práticas sobre a organização de plantas ornamentais nos jardins. As aulas teóricas aconteceram no centro de geração e renda e as práticas foram realizadas no canteiro da secretaria municipal de saúde.
Para o mês de junho estão previstos os cursos de pintura em emborrachado, queijo e industrialização de soro e produção caseira de pães. Interessados devem procurar Meri na secretaria de assistência social.