Na manhã desta quinta-feira (26), uma ação conjunta entre a equipe da secretaria de Desenvolvimento Rural de Capivari de Baixo e o departamento de combate à dengue, recolheu cerca de 200 pneus, que estavam em uma sanga, localizada na Praça da Ferrovia Tereza Cristina, no bairro Santo André, em Capivari.

 

Esta ação visa eliminar a possibilidade da volta de uma antiga inimiga dos brasileiros, a dengue. O acumulo de água em pneus é um ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A preocupação aumenta, pois recentemente na região foram encontrados quatro focos do mosquito.

 

 

Equipe da dengue age efetivamente

 

No início de 2010, a cidade de Capivari teve um foco identificado no bairro Alvorada. "Foi o único foco encontrado no município, constatado pela 20ª Gerência Regional de Saúde como um caso importado de outra região do Brasil. Desde então, visitas freqüentes são realizadas para fiscalização. Na época cerca de vinte agentes da Regional fizeram uma varredura no raio de alcance do mosquito, tendo a certeza que foi algo isolado", ressalta a supervisora do Combate à Dengue, Rosinete Alves de Souza.

 

Durante todo o ano são colocadas e monitoradas cerca de 80 armadilhas, distribuídas nos 20 Pontos Estratégicos (PE). Os PE's são os locais que tem grande facilidade para desenvolver focos, como ferros velhos, borracharias e o cemitério.

 

De acordo com Rosinete o trabalho de campo é feito semanalmente, nas armadilhas e quinzenalmente, nos pontos estratégicos. "As armadilhas são confeccionadas com pneus velhos de moto, cortados e pendurados com água, em locais afastados", explica.

 

"Não há outro remédio melhor que a prevenção. E em Capivari nossa atenção é redobrada pela proximidade da BR-101 e facilidade de acesso de caminhões de carga vindo de todas as regiões do Brasil. Além disso, é de fundamental importância que a população siga as orientações dos órgãos competentes veiculadas pelos meios de comunicação, impedindo o acúmulo de água nos locais onde o mosquito aloja seus ovos como pneus, embalagens plásticas, vasos de plantas, caixas d'água e piscinas destampadas e não tratadas, entre outros", alerta o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.



Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC

www.capivaridebaixo.sc.gov.br
Avenida Ernani Cotrin, 187 – Centro
88745-000

(48) 3621-4408
(48) 3621-4441