Fazer o exercício da reflexão, compreendendo e lembrando que diálogo não é imposição, mas sim um ato de duas vias, a de ouvir e falar. Essa foi a linha de raciocínio da primeira palestra da Escolas de Pais, que aconteceu na noite de quarta-feira(8), na EMEB Dom Anselmo Pietrulla. O tema "Família: O desafio do diálogo numa relação de amor", envolveu famílias dos bairros Santa Lúcia, Caçador e Loteamento Camila e foi conduzido pela psicóloga Daniela Galdino.
"Há uma distorção no diálogo entre pais e filhos. Os pais exercem um autoritarismo que impede que o filho encontre abertura para um melhor convívio, prejudicando a relação familiar", destaca a profissional.
A recepcionista Sirlene B. M. Alves se identificou com o tema e concorda que na prática, há esse problema. "Principalmente quando minha filha chega com o boletim e tem alguma nota baixa. A gente já vai brigando sem escutar os motivos desse resultado", diz Sirlene, mãe de aluna do 8º ano da Dom Anselmo. Ela emenda que a palestra foi interessante e realmente serviu para melhorar o convívio da família; ela e o marido, também presente, se propõem a, a partir de agora, pensar melhor, dar mais oportunidade para que o diálogo aconteça.
Educadores do Lar da Menina participaram do evento e pretendem acompanhar todo o ciclo. Segundo a coordenadora pedagógica Dulcinéia Rodrigues, o conteúdo do projeto de Capivari de Baixo servirá de modelo para a instituição.
"Os assuntos enriquecerão nossa linha de trabalho, pois temos alunos que são casos delicados e nem sempre há oportunidade de ouvirmos e conversarmos com profissionais. Há, na sociedade, uma confusão: Até onde eu posso ir? Até onde e como cobrar, lidar com a criança? Como educadores, nossa busca por esclarecimentos é constante", pontua.
As mesmas dúvidas que atordoam educadores tiram o sono dos pais. Ao final da palestra, vários pais conversaram com a palestrante, relatando situações que fogem do controle.
"Os pais são o alicerce da personalidade do filho, principalmente na primeira infância, quando a criança está construindo seu mundo. Se ele não parar, não for paciente para auxiliá-la nesse processo, o convívio das fases seguintes será bem complicado. E no cotidiano é fundamental o ato de ouvir e não somente impor", lembra a psicóloga Daniela Galdino.
Para o secretário de Educação e Cultura de Capivari de Baixo professor José Wanderley Araújo da Rosa, tanto pais quanto educadores precisam ser incansáveis.
"Aquele que para nós é filho, é o mesmo que para o professor é aluno, para o padre é fiel, para o treinador é atleta, ou seja, é o nosso jovem que manifesta vários comportamentos nas diversas situações pelas quais passa e tem pela frente uma vida com muitas complexidades. Norteá-los com base no amor efetivamente tem que ser nossa maior missão", sublinha.
"Como pai sei que tem sido cada vez mais difícil para os pais. Pai e mãe têm que ter coragem para compreender os filhos. Os jovens e as pessoas em geral que não tem mais solução provavelmente são aquelas as quais os pais lavaram as mãos, foram covardes para amá-los, educar respeito. Para colocar o filho na linha dos vencedores não é simples, mas com a engrenagem família e educação, vamos conseguir", reflete o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.
A programação completa do projeto que se estende até setembro, percorrendo todo o município, está disponível nas escolas e no site de Capivari de Baixo http://www.capivaridebaixo.sc.gov.br/conteudo/?item=2551&fa=1&cd=101907.
Na próxima quarta-feira (15), das 19h30 às 20h30, as palestras da Escola de Pais acontecem em duas comunidades, paralelamente, conforme cronograma abaixo.
DATA
TEMA
ESCOLAS DE ABRANGÊNCIA
LOCAL
15 de junho
Família: O desafio do diálogo numa relação de amor
– EMEB Santo André
– CEI Santo André
EMEB Santo André
(bairro Santo André)
Educação e Limites
– EMEB Dom Anselmo Pietrulla
– CEI Maria Mendonça Tonon
– CEI Osmarina Rodrigues Souza
– CEI Betildes Silva Xavier
EMEB Dom Anselmo Pietrulla
(bairro Santa Lúcia)
—
Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC