Consultas médicas, diversos tipos de exames, medicamentos, tratamentos milagrosos e até mesmo benzeduras para aquela determinada no corpo. Tudo isso fazia parte da rotina de muitos pacientes de Capivari de Baixo.

 

Depois de procurar um tratamento perfeito para uma doença e muitas vezes, sem resultado satisfatório, os capivarienses estão recebendo desde o ano de 2009, a técnica da acupuntura. A medicina alternativa faz parte do quadro de saúde da prefeitura de Capivari de Baixo, como um meio de completar o tratamento convencional.

 

A acupuntura é um método oriental, que busca agir nos canais de energia corporal, com a aplicação de pequenas agulhas para estimulação neurológica, minimizando ou eliminando doenças, tais como, estresse, dores musculares, as inconvenientes enxaquecas e, principalmente, os problemas originados por fatores emocionais.

 

Segundo o especialista do município, o fisioterapeuta, pós-graduado em Acupuntura André Fausto do Carmo, qualquer pessoa pode fazer o tratamento, desde que antes, o mesmo passe por uma avaliação médica e seja sugerida a acupuntura, para assim, tentar resolver o problema. "Esta técnica é um tipo de medicina reconhecida e autorizada pelo Ministério da Saúde. Aqui em Capivari, é completamente gratuita, sendo mais um, entre tantos outros serviços, que a prefeitura disponibiliza para a população capivariense", diz.

 

Ainda segundo ele, a duração do tratamento não tem prazo definido, já que varia muito do problema do paciente. "Não é possível dizer quanto tempo leva, já que isso vai depender do estado de saúde do paciente e do que ele está sendo tratado. Mas no mínimo são feitas dez sessões", revela.

 

O tratamento da acupuntura é reconhecida por apresentar resultados visíveis e até imediatos, dependendo do tipo de doença ou debilidade. Pode ser empregada no tratamento de dores, do tabagismo, da obesidade, na regulação hormonal e sintomas da depressão e no tratamento de outras 461 doenças listadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Para o secretário de Saúde, Aurimar da Silva, a acupuntura veio como uma terapia alternativa de baixo custo. "Esta trazendo um grande retorno para o município com a redução do uso de medicamentos pelos pacientes tratados", entende.

 

Já o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves afirma que a saúde é o carro-chefe da administração municipal. "Fomos pioneiros no Estado de Santa Catarina e o único município da região da Amurel, a oferecer essa técnica com um profissional devidamente habilitado, que nos tem causado grande satisfação no tratamento do povo de Capivari. Estamos contentes com os resultados obtidos até agora", enfatiza.

 

Em um consultório localizado na rua João Ernesto Ramos, centro do município, cerca de 300 pacientes são atendidos mensalmente em Capivari de Baixo, com duas sessões semanais.

 

 

O tratamento tem boa aceitação da população

 

Ao conversar com os pacientes atendidos pelo tratamento da acupuntura, em Capivari de Baixo, não é difícil ver a aprovação da técnica com louvores.

 

Para a aposentada Nilza Escudeiro Martins, de 79 anos, o tratamento é realmente válido. "As sessões são boas demais, não sei explicar como, mas hoje me sinto outra pessoa" comenta entusiasmada.

 

Após 32 anos frequentando médicos, realizando tratamentos, exames, e nada resolvia seu problema, ela conta que os efeitos da acupuntura são perceptíveis no dia a dia. "Eu tenho Bursite no Fêmur, então, tinha dia que nem conseguia andar, devido à dor. Agora, com esta técnica, voltei a saber o que é dormir bem e sonhar, já que estou quase 100% recuperada", observa.

 

Um outro capivariense que também ressalta o efeito positivo da acupuntura é José dos Santos, de 50 anos, que tem hérnia de disco. "O doutor André coloca aquelas agulhinhas e é impressionante o resultado. Antes eu sentia muita dor e, agora não. A cada sessão que faço é como se o problema fosse diminuindo", relata.

 

E para quem tem medo das "agulhadas", dona Nilza afirma que não dói. "Você sente apenas a agulha trabalhando. Por mim, ficaria o dia inteiro aqui, é muito relaxante. O doutor faz com tanto carinho, que nos anima e, até mesmo, parece que o problema resolve mais rápido. Estou muito feliz", fala.



Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC

www.capivaridebaixo.sc.gov.br
Avenida Ernani Cotrin, 187 – Centro
88745-000