A Câmara de Vereadores recebeu nesta segunda-feira, 4 de julho, na sessão legislativa , o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski (PP). O objetivo da visita foi o de apresentar aos vereadores, imprensa, internautas e demais presentes, as ações e metas da pasta, principalmente as que beneficiam a região e o município de Tubarão.

De acordo com o Secretário, o saneamento básico é o controle de todos os fatores do meio físico que exercem ou podem exercer efeitos nocivos à saúde e ao bem-estar físico, mental ou social. Assim, o saneamento básico não se restringe somente ao abastecimento de água, mas também ao esgotamento sanitário, drenagem, e resíduos sólidos.
Explicou o Secretário, que em 2007 o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 1, aplicou o valor de R$ 40 bilhões para o quadriênio 2007-2010, no setor de Saneamento, após longos anos sem investimentos substanciais. Já em 2010, o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, investiu no setor de saneamento, R$ 45 bilhões, sendo para o quadriênio 2011 – 2014.
Segundo ele, Tubarão pode sim buscar recursos para o desassoreamento do Rio Tubarão, macro-drenagem, Rio da Madre entre outros, e ser atendido, mas é preciso ter um projeto consistente. "As propostas apresentadas por Tubarão ano passado foram inconsistentes, e por isso os recursos não foram liberados", disse o secretário.
Para o Secretário os grandes desafios hoje a serem alcançados são: Fazer com que nos próximos 20 anos todos os brasileiros tenham a situação de saneamento básico resolvido; Concluir e implementar o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB); Apoiar a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico; Desenvolver e operacionalizar o Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SINISA); Apoiar e incentivar a estruturação da regulação do setor; Implementar o INTERÁGUAS; Fomentar ações de pesquisas aplicadas (novas tecnologias e avaliações) em especial as voltadas para tecnologias que reduzam os custos de implantação, operação e manutenção.
Ao final das explanações feitas, pelo secretário Leodegar Tiscoski, os vereadores parabenizaram ele pelo trabalho realizado, fizeram alguns questionamentos, e também manifestaram preocupaçao com a situação da drenagem da cidade, salientando a importancia do município receber recursos federais para este fim.
Para finalizar a visita, os vereadores entregaram ao secretário, um certificado de participação na sessão.



Assessoria de Comunicação e Imprensa
Câmara de Vereadores de Tubarão