A Rua Giocondo Tasso, em Mato Alto, será interditada parcialmente, numa extensão de 280 metros, para instalação do canteiro de obras da nova Ponte de Cabeçuda. O local será usado para escritórios, alojamentos, pátio de fabricação de pré-moldados, central de concreto, estacionamento de veículos e máquinas do Consórcio Camargo Corrêa, responsável pela obra.

A rua fica próxima ao terreno alugado pela empresa, uma área de 10 hectares. O terreno tem acesso à lagoa, pois parte de concretagem será feita em terra e levada por balsas até o local da ponte.

De acordo com decreto do Governo Municipal, o trânsito de veículos fica proibido nesta parte da via. Transitarão no local somente máquinas, veículos e equipamentos destinados às obras da ponte.

O transporte coletivo passará a ser realizado na Rua Três, próxima à Giocondo Tasso. De acordo com a procuradoria do município, o departamento de trânsito providenciará a sinalização necessária.

A permissão de uso gratuito da área tem prazo de até cinco anos.

Mais:

O Consórcio formado pela Camargo Corrêa, M. Martins e Construbase, já está com o escritório localizado na Avenida Colombo Machado Salles, edifício Lenis, sala 103.

Obra irá gerar empregos:

A obra, prevista para começar em até dois meses, irá envolver cerca de 1500 funcionários, de acordo com o consórcio responsável. Destes, parte será mão-de-obra especializada, oriunda de outros estados. Cerca de 800 vagas serão para profissionais do município, entre eles, operador de máquina, técnico administrativo, pedreiros, entre outros.

O posto do Sine em Laguna será responsável pelo cadastramento de profissionais para trabalhar na obra.


Sobre a obra

A ponte sobre o canal de Laranjeiras deverá custar R$ 597 milhões.

O projeto será dividido em quatro etapas. Primeiro será feita a fundação no solo embaixo da ponte. As escavações terão 2,5 metros de diâmetro e serão protegidas por camisas metálicas. A mais profunda de todas ficará a 75,8 metros de profundidade.

As estacas serão armadas com vergalhões de concreto e, depois, preenchidas com concreto. Serão quatro equipes trabalhando ao mesmo tempo, em pontos diferentes da ponte.

A segunda etapa da obra será a construção dos pilares de concreto. Numa terceira fase, será feita a colocação dos mastros, com 50 metros de altura em relação ao pavimento da ponte.

Em cada lado dos mastros serão instalados 15 cabos, totalizando 60, que terão a função de sustentar e dar equilíbrio à estrutura. Por último, a obra entra em fase de acabamento, quando são colocadas as proteções laterais, pavimentação e pintura de faixas.

 

 

Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br