Acontece desde a última quarta-feira (06), em Capivari de Baixo, a 5ª Conferência Municipal de Saúde, que está sendo realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade Antônio Salvato, no centro da cidade.

 

A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Regional, Haroldo de Oliveira Silva, o Dura, que representou o Governador Raimundo Colombo; do prefeito municipal Luiz Carlos Brunel Alves, secretários municipais, vereadores, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Tutelar e Associação dos Moradores de Capivari de Baixo.

 

A 5ª Conferência Municipal de Saúde tem como tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do povo brasileiro" e carrega como principal objetivo analisar os avanços e retrocessos do SUS e propor diretrizes para a formulação de políticas voltadas para a área da saúde.

 

Logo na abertura da conferência, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra com a Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina, Helen Bruggemann Schmitt.

 

Para o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, a conferência serve, principalmente, como promoção de cidadania: "Todos têm interesse sobre a área da saúde e sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Trata-se de um sistema muito amplo e que sempre necessita de aprimoramento. Mesmo com todos os problemas que têm, o SUS é a garantia de que qualquer cidadão brasileiro vai ser assistido caso tenha algum mal repentino. O mais importante, cada vez mais, é dar sentido de humanização para o SUS", destacou.

 

Existe uma periodicidade legal para a realização de conferências, de acordo com a Lei 8.142/90: no nível municipal, elas devem acontecer, no máximo, de dois em dois anos; no nível estadual, de dois em dois anos; no nível nacional, de quatro em quatro anos.


A 5ª Conferência Municipal de Saúde, em Capivari de Baixo, encerra na tarde desta quinta-feira.

 

 

 



Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC