Homens e máquinas na manhã desta segunda-feira deram início a revitalização da orla do Mar Grosso. Antigas lajotas começaram a ser retiradas e os tubos de concretos para a drenagem foram depositados na região do Molhes, trecho iniciado.

Na sexta-feira foi entregue a ordem de serviço para a revitalização da orla. A obra irá custar R$ 2.183.850,69 (dois milhões cento e oitenta e três mil oitocentos e cinqüenta reais e sessenta e nove centavos), com contrapartida de R$ R$ 233.850,69 do Governo Municipal.

Os recursos são da emenda parlamentar da então senadora Ideli Salvatti, através do Ministério do Turismo. A obra deverá iniciar nesta semana na região dos Molhes. Com prazo estimado de 12 meses para ser concluída. A empresa vencedora da licitação foi a Magapavi.

A obra terá 2.550 metros de extensão, com calçadão de quatro metros de largura, ciclovia de 2,3 metros. Com 804 vagas de estacionamentos e 75 para deficientes. Ao todo 155 palmeiras real serão replantadas com cinco metros de altura. Nesta primeira etapa da obra será realizada ampliação da drenagem superficial da Bacia da Orla (avenida e passeios) com bocas de lobo a cada 50 metros dos dois lados da avenida. A drenagem existente será mantida otimizando os pontos de coleta.

O canteiro central será diminuído para adequação, onde terá vagas de estacionamento nos dois sentidos da pista.

Segundo o prefeito Célio Antônio, as lajotas retiradas para a implantação da ciclovia e calçada serão colocadas nos Molhes, para pavimentação. Com a obra, a orla terá uma solução de drenagem permanente.

O prefeito salientou que esta é uma primeira fase. Mais recursos terão que ser disponibilizados para a orla.

A sugestão do próprio chefe do poder executivo vem das vendas dos terrenos do loteamento Ravena localizado na avenida beira-mar, avaliados em R$ 22 milhões.
"Apresentamos a Secretaria de Patrimônio da União (SPU ) um programa de parcelamento dos lotes, onde os recursos serão destinados para a infraestrutura", disse. Com a liberação dos lotes para venda já num estágio final, outro passo será discutir com entidades onde deverá ser investido o dinheiro. "Temos que pensar na unificação dos pisos da orla, também no trânsito pesado e no eixo de mobilidade no Mar Grosso. Espero que as conversas aconteçam em breve", declarou.

Em sua declaração para o público, o prefeito lembrou que o Mar Grosso passa por mudanças no aspecto de infraestrutura e imobiliário. " Com o Plano Diretor e com a autorização para a construção de uma garagem extra, o bairro teve impactos positivos" falou ele em relação ao grande número de prédios construídos na região.

O secretário de Planejamento, Jeferson Crippa, salientou sobre a instalação de 50 postes de iluminação moderna que serão instalados na orla. " Será um primeiro passo iniciado, que servirá de base para conseguir mais recursos para toda a iluminação, que ultrapassam R$ 500 mil".

De acordo com a arquiteta Ana Paula Fogaça, da Secretaria de Planejamento Urbano, uma das responsáveis pelo projeto, foram elaborados 18 layouts diferentes devido as diferentes características da orla, baseando-se em primeiro lugar o pedestre, depois do ciclista e os veículos. " O estacionamento não será mais voltado para a praia, uma forma de segurança para o pedestre e ciclista", disse.

Novos retornos serão construídos. A preocupação em ter um espaço para eventos e maior aglomeração de pessoas não foi esquecido, a região do Molhes, por onde a obra irá começar, deverá ter um espaço com estas características. Bancos e lixeiras resistentes também serão utilizadas, como as palmeiras replantadas entre a ciclovia e a pista. " A orla terá uma identidade com a cidade", disse a arquiteta.


Tirando dúvidas


Secretaria de Comunicação (Secom) – Qual a extensão da obra ?
Secretaria de Planejamento (Seplan) – A proposta tem o objetivo de requalificar o espaço urbano da Orla da Praia do Mar Grosso na extensão de 2.250 metros no trecho compreendido entra a Praia do Iró e os Molhes da Barra.


Secom – Qual será o principal diferencial para o pedestre ?
Seplan – O pedestre é o principal usuário da orla da Praia do Mar Grosso, sendo assim, ele é o grande beneficiário na execução desta obra. Teremos um calçadão de 4 metros de largura em praticamente toda a sua extensão. A paginação do piso terá a função de identificação visual da cidade através de desenhos em formato de ondas descompassadas. O piso podotátil será utilizado devido a preocupação de garantir uma total
acessibilidade ao espaço de lazer. As travessias de pedestre que garantem o acesso ao calçadão foram estipulados em todos os retornos de veículo.

Secom – Existe já uma determinação por onde irá iniciar a obra pelos Molhes ou Iró?
Seplan – A obra irá começar pela região dos Molhes.

Secom – As dunas serão preservadas ? Será colocado alguma barreira para a areia não avançar sobre o calçadão ?
Seplan – A execução da obra se concentra na calçada e na rua, sendo assim, as dunas da praia serão preservadas. A Fundação Lagunense do Meio Ambiente já vem desenvolvendo um trabalho de fixação e recomposição das dunas na praia, evitando assim, que a duna venha através do vento ser depositada na calçada.

Secom – Os salva-vidas terão alguma melhoria ?
Seplan – Em projetos independentes. Os estagiários que serão contratados pela prefeitura da Udesc terão essa incumbência de desenvolver tal projeto (acompanhado pelos professores e técnicos da prefeitura). Os salva-vidas serão recuperados em uma próxima etapa, pois os recursos disponibilizados não atendem a todas melhorias necessárias.

Secom – Qual o valor da contrapartida do município ?
Seplan – O valor total pós licitação foi de R$ 2.183.850,69 (dois milhões cento e oitenta e três mil oitocentos e cinqüenta reais e sessenta e nove centavos) .

Secom – Como é realizado a forma de pagamento da contrapartida ?
Seplan – Todo convênio ou contrato de repasse com o governo federal tem uma conta vinculada ao contrato, os recursos do repasse e da contrapartida são depositados nesta conta e tem a movimentação autorizada pela Caixa, após a aprovação da vistoria das medições. O pagamento é liberado proporcionalmente, parte do recurso federal e parte da contrapartida do município. A cada medição 10% representa contrapartida. Aproximadamente 220.000 mil reais de contrapartida.

Secom – Já tem o engenheiro responsável em fiscalizar a obra ? Como é realizado o serviço ?
Seplan – O engenheiro civil Luis Miguel Durek Rodriguez Rivas que participou do desenvolvimento do projeto fará a fiscalização da execução da obra. O engenheiro realizará vistorias periódicas à obra durante toda a sua execução. Aproximadamente de mês em mês a empresa solicita o pedido de medição. O fiscal da prefeitura verifica o serviço realizado e faz uma planilha proporcional o serviço concretizado. Após este passo, o engenheiro da Caixa Econômica Federal vem até o local e confere se o que foi medido está de acordo com que foi realizado e a qualidade do serviço.

Secom – Tecnicamente falando qual será a característica da orla do Mar Grosso ?
Seplan – A grande preocupação durante o desenvolvimento do projeto foi o de garantir o bem estar do usuário da orla do Mar Grosso. Criamos um traçado mais contínuo do calçadão com uma identificação visual local
com ondas, adicionamos um espaço exclusivo para os ciclistas através de uma ciclovia contínua do início ao fim da orla e ainda garantimos a acessibilidade através da implantação do piso podotátil.

Secom – Existe alguma orla parecida em Santa Catarina ?
Seplan – Itapema

Secom A pavimentação será trocada ?
Seplan – A pavimentação da rua será trocada nos pontos onde serão retirados os atuais bolsões de canteiro, que caracteriza partes do trecho da Praça do Vila até os Molhes da Barra. A pavimentação total será trocada na segunda etapa do projeto, irá custar mais R$ 6 milhões, onde será preciso que a classe política aporte recurso, também poderá vir das vendas das terras em frente a orla, conhecida como loteamento Ravenna.

Secom – Nas outras fases o que será construído?
Seplan – Os técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação estão desenvolvendo os demais projetos para captação dos devidos recursos.
Dentre os projetos podemos citar os melhoramentos dos salva-vidas, da Praça do Vila, da Praça Seival e a repavimentação do restante da via.

Equipe da Seplan responsável pelo projeto e pelas respostas.

Secretário de Planejamento Urbano – coordenador da equipe.
Jefferson Crippa

Projeto de Urbanismo
Ana Paula Fogaça
Daniela Raquel Fritsch

Projeto de pavimentação e orçamento
Luis Miguel Durek

Projeto de drenagem
Fabiano Silveira

Mais informações no 9102-9510 com o secretário Jefferson Crippa


 

Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br