Noite de autógrafos do livro acontece a partir das 19h, dentro da Semana Cultural da cidade
O técnico que apitou uma decisão disputada por sua própria equipe. O engraxate que virou campeão do mundo pelo Flamengo. O policial armado que invadiu um programa esportivo de TV para pedir aumento de salário. O menino que aos 13 anos narrou um jogo no Maracanã. O amistoso em que os 22 jogadores foram expulsos. Estas e outras histórias estão presentes no Almanaque do Futebol Catarinense, dos jornalistas Emerson Gasperin e Zé Dassilva, que será lançado nesta terça-feira (26/7) em Laguna. A noite de autógrafos acontece a partir das 19h, na Casa do Patrimônio, dentro da programação da 30ª Semana Cultural da cidade.
Com o patrocínio do Fundesporte (Governo de Santa Catarina) e apoio do Diário Catarinense, a obra abrange desde o primeiro jogo realizado em Santa Catarina, em 14 de agosto de 1910, até hoje, quando o Estado aparece com dois times na série A do Campeonato Brasileiro. Seus quase 1 mil textos e 400 fotos em mais de 200 páginas vêm atraindo a atenção de amantes de futebol em todo o país – incluindo o "Programa do Jô", no qual Dassilva foi entrevistado no final de junho.
Não é para menos. Os principais fatos de todas as edições dos campeonato catarinense e as decisões de cada ano são apresentados em uma linha do tempo, assim como as maiores conquistas dos times do Estado e insólitas taças conquistadas no exterior. Além de vasculhar a rivalidade em clássicos como Avaí x Figueirense, Hercílio Luz x Ferroviário e Comerciário x Metropol, o livro traz a trajetória de mais de 60 equipes – campeãs ou que participaram no mínimo cinco vezes do certame estadual, muitas delas já extintas.
Os principais atletas nascidos no Estado (como Falcão, Lico, Mengálvio e Zenon) e os craques de fora que vestiram as camisas dos times locais (como Edmundo, Quarentinha, Andrade e Maicon) receberam mini-biografias. Ao todo, 200 atletas têm a vida contada no Almanaque do Futebol Catarinense. "Todas as torcidas de Santa Catarina têm motivos para ficar alegres com o livro, que mostra ainda como muitos atletas ou equipes daqui fizeram torcedores de outros lugares sorrir ou chorar", define Dassilva.
LANÇAMENTO
Almanaque do Futebol Catarinense
Dia 26 de julho, terça feira
A partir das 19h, na Casa do Patrimônio
Praça Vidal Ramos – Laguna
OS AUTORES
Emerson Gasperin
Jornalista profissional pela UFSC, foi repórter em O Estado de S.Paulo, editor na Gazeta Mercantil e editor-chefe na revista Bizz. É autor do livro Para Saber Mais – Reggae, lançado em 2004 pela editora Abril. Conquistou o Prêmio Abril de Jornalismo em 2006, na categoria Perfil. Também já escreveu para veículos como Diário Catarinense, Trip, Viagem & Turismo, Meio & Mensagem e iG, entre outros.
Zé Dassilva
Formado em Jornalismo pela UFSC e pós-graduado em cinema-documentário pela FGV, é autor-roteirista da TV Globo desde 2000 e chargista do Diário Catarinense desde 1998. Lançou, em 1996, o livro Histórias que a Bola Esqueceu (sobre o Esporte Clube Metropol), transformado em documentário em 2001. Na TV Globo, além de escrever para programas da linha de shows, criou charges animadas para o Esporte Espetacular, também veiculadas no programa de Armando Nogueira no SporTV. Em 2006, co-dirigiu o documentário As Donas da Bola, exibido pelo SporTV.
—
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br