Uma parte do público reviveu o passado, outros lembraram dos avós, outros conheceram um pouco da cultura açoriana presente no interior do município. O Grupo de Cultura Casa da Dindinha, do Ribeirão Pequeno, apresentou ao público da primeira noite da Semana Cultural, as danças, cantigas, utensílios domésticos e rurais, brinquedos e religião dos descendentes de portugueses que chegaram em Laguna, a partir do século 16.

O grupo é formado por jovens, crianças e adultos da comunidade numa forma lúdica ao som de cantigas da época. No final da apresentação, a Casa da Dindinha mostrou a quadrilha da farinhada, onde ensinou ao público como se prepara o farinha de mandioca, tradição em Laguna. O público foi presenteado com amostras do típico produto do interior.

Em seguida, os convidados ouviram o quarteto Opus 4, com músicas clássicas, italianas, passando pela MPB e encerraram a apresentação com músicas de compositores lagunenses e a tradicional "Saudade de Laguna", de Pedro Raymundo.

Na solenidade de abertura, a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Denise Pegorara, salientou a importância de valorizar a riqueza cultural do município. O prefeito Célio Antônio comunicou da participação do BNDES na Semana Cultural do próximo. " Queremos fazer algo inovador", disse ele. O BNDES, através da lei Rouanet, está revitalizando Museu de Anita Garibaldi e Memorial Tordesilhas.

Hoje a programação segue com Noite da Seresta e lançamento do livro "Almanaque do Futebol Catarinense".

 

Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br
telefone: 3644-8753