Desde segunda-feira o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, realiza a segunda edição da Semana de Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat Integrada). Neste ano, a prefeitura de Capivari de Baixo, representada pela médica Dra. Vanessa Dal Bó e a coordenadora das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Adriana Rufino, foram convidadas para integrar o grupo de palestrantes.

 

Com o tema "Saúde e prevenção sem preconceito", a Dra. Vanessa, na última terça-feira (25), pôde apresentar aos participantes os cuidados que o homem deve ter com sua saúde. "Já desenvolvemos este trabalho direcionado à saúde do homem desde o ano passado. Chamaram-nos para realizar esta palestra e estamos muito satisfeitas com os resultados que este projeto está tendo", sublinha.

 

Daniela, a responsável pelo setor da Transferro, empresa que faz parte do Complexo, elogiou o projeto realizado pela saúde municipal. "Gostaria de parabenizar a equipe, que desenvolve este importante trabalho de cuidar da saúde do homem. E dizer que este projeto é referência na região da Amurel", exalta.

 

O Programa tem como objetivo principal a promoção e a prevenção da saúde do homem. Desde seu início já foram realizadas palestras educativas e informativas com especialistas de diversas áreas, como urologista, psiquiatra, cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgião torácico e cardiologista.

 

Incorporada ao programa, foi realizada uma semana inteira de atividades científicas e recreativas dedicadas à população masculina, denominada "Semana H". Além da realização de atendimentos semanais, através de consultas agendadas em horários diferenciados. "Sabemos que grande parte da população masculina trabalha em horário comercial, por isso, realizaremos consultas das 18h30 às 20h30 para atingirmos o maior número de homens assistidos", ressalta a Dra. Vanessa.

 

Um ônibus está sendo viabilizado para ser transformado no "Ônibus do Homem", que será devidamente equipado e percorrerá todo o município realizando orientações, exames e atendimentos do público masculino.

 

Segundo o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves esta iniciativa é muito importante para a população masculina da cidade. "O programa de atenção à saúde do homem realizado pela saúde municipal é um trabalho que está sendo muito bem realizado. Devemos continuar a desenvolver projetos na área da saúde, buscando a melhor qualidade de vida dos capivarienses", ressalta.

 

Segundo o site do Ministério da Saúde, a cada 3 pessoas que morrem no Brasil, 2 são homens. A cada 5 pessoas que morrem de 20 a 30 anos, 4 são homens. De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, os homens representam quase 60% das mortes no país. Das 1.003.350 mortes ocorridas em 2005, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino – 57,8% do total.



Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC