Agentes comunitários de saúde, jovens e adolescentes de Capivari de Baixo são o público-alvo do ciclo de palestras "Drogas ilícitas: Orientações para a prevenção" ministrada pela secretaria de Saúde, por meio da equipe multidisciplinar composta por especialistas da psiquiatria, assistência social, psicologia, enfermagem, psicopedagogia e clínica geral.

Os trabalhos foram iniciados na manhã desta terça-feira (02), na EMEB Santo André. Já nesta quarta (03), às 8h30, acontecem na EMEB Dom Anselmo Pietrulla. Na quinta-feira (04), a EMEB Stanislau Gaidzinski Filho terá duas sessões, às 9h15 e às 10h15. Sexta-feira é o último dia e a escola atendida é a EMEB Vitório Marcon, às 11h.

"Direcionamos para as séries finais do ensino fundamental, do quinto ao nono ano, que envolve a faixa etária a qual os alunos mais têm contato com o problema", explica a enfermeira Adriana Osmar Machado Rufino.

A realidade é constatada entre os estudantes da EMEB Santo André. "Perguntamos quem conhecia pelo menos um usuário de drogas e cerca de 80% levantaram a mão: é cada vez mais preocupante", observa a palestrante, psicóloga do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Capivari Rosimeri Elias.

Juntamente com a assistente social Daiane Barbosa, a profissional propôs estruturar um projeto e voltar às escolas para continuar discutindo sobre drogas. "Decorrente da valorização pessoal o ser humano vai saber o que quer para seu amanhã e é na família, muito mais que na sociedade, que está essa base. E voltaremos a conversar com os alunos, contar também com o olhar deles e montar um projeto de prevenção", destaca.

"Essa é uma das propostas debatidas e apresentadas durante a 5ª Conferência Municipal de Saúde realizada em julho: implantar ações efetivas que visem à prevenção quanto ao uso de drogas", lembra o diretor administrativo do Pronto Atendimento Municipal, Afonso Foster.

Durante essa semana de conscientização acontecerá a "campanha de valorização pela vida". Nesta quinta-feira (04), a equipe multidisciplinar e os agentes comunitários de saúde abordarão motoristas e população em três pontos de Capivari de Baixo, orientando e distribuindo materiais informativos. As barreiras serão organizadas no bairro Santo André, próximo ao posto de combustível, outra em frente ao Ginásio Municipal Juan Manuel dos Santos e, também, nas proximidades do posto Polauto,



Secretaria de Comunicação Social | Secom
Capivari de Baixo SC