A 1ª Campanha de Doação de medula óssea em Imbituba que iniciou na manhã desta quinta feira (4) atingiu 160 doadores. Liderada pela coordenadora do Posto de Saúde do Centro Denise Maisto com participação da equipe do Hemosc e presença da Assistente Social do de Santa Catarina Diná Pinheiro, a campanha foi considerada satisfatória, tendo em vista a novidade do assunto para muitos.
Denise reforça que toda a campanha de divulgação realizada surtiu efeitos importantes. "Os candidatos participaram do movimento realmente comprometidos em efetuarem as doações, isso é de fundamental importância", destaca. Nesse caso, segundo a coordenadora, a qualidade e o comprometimento do doador é o mais importante.
Para as pessoas que compareceram no local foi colhida uma pequena quantidade de sangue (5ml) da veia e preenchido um cadastro. Posteriormente o sangue colhido será registrado no Redome (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea). No caso de transplante será verificada a compatibilidade entre a medula do doador e a do paciente necessitado.