Todos os dias, o Procon de Laguna atende um consumidor em busca de auxílio devido os juros altos cobrados no carnê atrasado. Dias de atraso ou meses do vencimento da prestação o valor da parcela aumenta significadamente. Os juros abusivos aplicados no comércio em geral, no último mês, fez com que 178 consumidores procurassem o Procon.
A média da prestação não ultrapassa R$ 200. A compra de eletrodomésticos, sapatos, móveis e roupas são os maiores consumos. "Tem pessoas que nos procuram com 15 carnês atrasados. Refazemos os juros basedo no INPC, assim o consumidor consegue pagar", explica a responsável pelo Procon, Lorena Barbosa Andrade.
Ao atrasar uma parcela, o consumidor deve ficar atento aos juros e principalmente, na hora de assinar um contrato. Qualquer dúvida procurar o Procon.
O cartão de crédito e o carnê lideram o ranking de dívidas dos brasileiros. De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio), divulgada nesta última semana, 71,8% dos endividados tinham débitos no cartão de crédito.
A saída é pesquisar bem qual a melhor taxa de juros oferecida no mercado e fazer sempre o menor número de parcelas possíveis.
"Feliz quem pode pagar"
Adilza Leonardo já teve uma dívida de R$ 3.200 em carnês. Hoje confessa estar "feliz por ter pago".
Durante quatro anos, período que frequentou a universidade, fez a escolha em pagar os estudos. "Ou pagava a faculdade, ou as contas", confessa.
Com o diploma nas mãos teve dois objetivos: Pagar a dívida e entrar no mercado de trabalho.
O primeiro, ela já conseguiu. Em menos de um ano estava sem pilhas de carnês em casa e voltou a ter crédito. Resolveu economizar uma quantia por mês e reservar para as prestações atrasadas. Antes foi ao Procon para recalcular as dívidas. Conseguir um emprego na área ela continuando tentando. "Vou conseguir, sou uma pessoa esperançosa".
No último dia 11, ela voltou ao Procon. Dessa vez para recalcular contas do filho. Ele enviou dinheiro para a mãe quitar sua dívida de um mês de atraso.
Sobre a experiência, Adilza aprendeu a planejar melhor e procurar o Procon para tirar dúvidas.
Poupança
A sugestão do Procon é aumentar o nível de poupança, ou seja, reserve sempre uma parte de seus rendimentos para uma futura compra ou outro tipo de investimento.
Outra saída é controlar os gastos, montar tabelas de despesas fixas e aleatórias. Manter um caderno com o consumo da família e envolver todos no controle também ajuda no bem estar econômico e possibilitar planejar e alcançar sonhos, como casa própria, carros e viagens, sem ficar devendo ou aumentando as dívidas.
Procon de Laguna está localizado no térreo do Centro Administrativo Tordesilhas, na avenida Colombo Machado Sales. Mais informações no 3644-8748
—
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br