Todo o telhado da Biblioteca Pública já foi renovado. A primeiro trabalho da obra de restauração e conservação do prédio histórico da Biblioteca Pública Municipal Romeu D Ulysséa, foi a retirada de todo o telhado antigo. Novos telhados já foram colocados e a estrutura do forro está sendo refeita.
A obra contempla todo revestimento, pintura, cobertura, assoalho, projeto e execução de sistemas de alarme e anti-incêndio, cozinha nova, banheiro adaptado para deficientes físicos, salas para inclusão digital e educação infantil.
Para a acessibilidade dos visitantes, um elevador irá conduzi-los aos três andares do local. O primeiro, com novo portão lateral, será usado para educação infantil. O acervo bibliográfico se situará na segunda parada e no terceiro andar, o acervo do professor e arquiteto Wolfgang Ludwig Rau, que receberá uma sala climatizada com tratamento paisagístico e luminotécnico.
Os recursos contemplam ainda todo mobiliário novo. O repasse do Ministério da Justiça será de R$299.144 mil e contrapartida da prefeitura no valor de R$89.789 mil.
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação e aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, vinculado ao Ministério da Justiça.
A Biblioteca fica localizada na rua Voluntário Fermiano, nº 101, no centro histórico.
História
O prédio onde funciona a Biblioteca Pública Municipal, primeiramente, era habitado por uma família. Em 1894 foi adquirido pela Prefeitura e transformado no Instituto Municipal de Educação.
Em 1911, o superintendente do município, Oscar Guimarães Pinto, reuniu as freiras da cidade para instalar no local o colégio Stella Maris, onde ficou sediado até 1929.
Em 1932 foi fundado no local o Ginásio Lagunense, que foi mantido até 1964, quando foi construída a sede do Centro de Educação Almirante Lamego – Ceal.
Já funcionou também ali, Secretaria Municipal de Educação e Câmara de Vereadores.
—
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br