Depois dos R$ 2 milhões para revitalização de prédios históricos através da lei Rouanet, o BNDES confirmou mais recursos para Laguna. Na última semana, o prefeito Célio Antônio esteve reunido com técnicos do BNDES, onde foram discutidos novos projetos, dentre eles, a revitalização do Mercado Público. "Foi confirmado o recurso de R$ 3 milhões dentro do PAC das Cidades Históricas", disse o prefeito em relação ao prédio histórico construído na década de 50.

O projeto do Mercado Público foi desenvolvido pela empresa Arte Real Arquitetura e Restauro – LTDA, contratados pelo Iphan, através de processo licitatório. O novo Mercado Público terá em sua fachada e interior características marítimas

A construção prevê a execução de deck em madeira. No segundo piso foi elaborado um espaço para a venda do artesanato local e instalação de restaurante.

A intenção é resgatar o que foi perdido ao longo do tempo, o Mercado Público será revitalizado com áreas de lazer para as famílias, para comprar frutas, verduras e peixes frescos, além daquele ponto de encontro com os amigos para jogar conversa fora e apreciar o sol às margens da lagoa.

"A restauração do Mercado Público de Laguna é considerada a maior obra do estado, em termos de aporte de recursos com o PAC das Cidades Históricas", enfatizou o prefeito Célio Antônio.

Anterior à construção, todo o comércio da cidade era feito dentro das canoas, os comerciantes vendiam seus produtos à beira do cais. Até sua primeira edificação, no final da década de 50, houve a necessidade de ampliação da estrutura do Mercado Público, em função do desenvolvimento econômico de Laguna. Anos mais tarde, o prédio é incendiado. Meses depois, o Mercado por uma reconstrução ficando com as características atuais.

A expectativa é iniciar o processo licitatório ainda este ano.

 

Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br