Tubarão receberá neste domingo (13) um dos mais belos espetáculos da história do teatro catarinense: "Livres e Iguais", Teatro de Formas Animadas do grupo de Teatro "Sim… Por que não???".
A peça será encenada no Espaço de Artes da Unisul, às 20 horas, em única apresentação é indicada para adultos e crianças. A apresentação conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Regional de Tubarão e Funcultural (Fundo Estadual de Incentivo à Cultura). A entrada é gratuita.
A visão dos diretores Júlio Maurício, Nazareno Pereira e Nini Beltrame, bonecos de sucata em um cenário de luzes e sombras representam o cotidiano de pessoas comuns, que dependem do lixo para sobreviver e convivem com a falta de moradia e trabalho nos grandes centros urbanos do Brasil.
Inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a peça tem como base a manipulação de bonecos feitos com lixo industrial. Em um cenário lúdico, com sombras obtidas por lâmpadas de automóveis e sons fortes para dar mais dramaticidade à cena, os bonecos manipulados pelos atores retratam a realidade de grande parte da população brasileira.
A peça – Indicada para adultos e crianças -, os personagens se vêem discriminados, em uma situação de caos, e longe de terem seus direitos básicos reconhecidos. A dificuldade do homem do campo que tenta a vida nos centros urbanos, a falta de liberdade de expressão e a violência são temas que também ganham força na peça, que aposta também na poesia e no lirismo para chamar a atenção do público. "Livres e Iguais", faz parte do festival Itinerante de repertório-25 anos do Teatro Sim….Por que não??? e será apresentada em São Miguel do Oeste, Xanxerê, Campos Novos, Videira, Curitibanos, São Joaquim, Mafra, São Bento do Sul, Araranguá e Tubarão.

 

Fonte: PMT