O departamento de Ensino da secretaria de Educação, da prefeitura de Tubarão, fez um balanço do número de alunos que está frequentando os Centros de Educação Infantil (CEIs), durante este período de recesso escolar.
Oito CEIs foram transformados em polo, para receber os 425 alunos matriculados pelos pais, no mês de dezembro.
Na segunda-feira (2), apenas 96 crianças compareceram aos CEIs mantidos abertos. Na terça-feira (3), 177 alunos, ou cerca de 42% dos que solicitaram uma vaga frequentaram os CEIs polos.
O secretário de Educação, Felipe Felisbino salienta que um terço dos Centros de Educação Infantil foi aberto, porque os pais fizeram a matrícula e informaram a necessidade de manter a criança na escola, também neste período. "Atendemos ao pedido dos pais, mas na prática o que se verificou foi bem diferente do que foi atestado durante a matrícula", lamenta o secretário.
Para manter os CEIs abertos durantes as férias, a prefeitura disponibiliza servidores e merenda. "É um investimento que acaba não sendo reconhecido e recursos que são desperdiçados", ressalta Felisbino.
No ano que vem, a prefeitura vai adotar outros critérios para definir os CEIs polos, com a possibilidade de trocar as comunidades. "Fizemos a distribuição conforme a necessidade apontada pelos pais. Se isso não correspondeu à realidade, devemos rever os critérios e favorecer as comunidades que de fato necessitam do atendimento", informa Felisbino.
Os CEIs que entraram em recesso retornam com atendimento normal no dia 6 de fevereiro.