Com a inauguração de mais dois postos de saúde, na tarde desta quinta-feira (12), a prefeitura de Tubarão elevou para 29 o número de comunidades atendidas pelo Estratégia de Saúde da Família (ESF), deixando o município ainda mais próximo de atingir 100% de cobertura da população com o programa.
Os dois postos, um no bairro Passagem e outro no Santo Antônio de Pádua, foram construídos em parceria entre a prefeitura e o governo do Estado, que por meio de convênio destinou R$ 200 mil para cada unidade.
Os novos postos foram construídos seguindo o novo modelo de projeto, que será referência no Estado. São 221,24 m² de área construída em cada posto, com 23 cômodos, incluindo salas de vacina, consultórios médico e odontológico, salas de apoio e ampla sala de reunião – uma inovação do projeto. Só na Passagem cerca de 3,1 mil pessoas poderão usufruir os serviços prestados na nova unidade. Que contará inclusive com consultório para fisioterapia, serviço muito solicitado pela comunidade, além do tradicional atendimento médico, odontológico e de enfermagem já comum nas unidades de ESF.
A unidade da Passagem recebeu o nome de Marfiso Costa, uma homenagem ao músico tubaronense, falecido em maio de 1993 e que morou no bairro. Durante a cerimônia de inauguração, filhos do músico cantaram em homenagem ao pai, que ficou conhecido em Tubarão por animar bailes com sua banda.
No Santo Antônio, a média de atendimento do ESF é de 50 pessoas por dia. A maioria dos atendimentos é de idosos. A comunidade já tem grupos de hipertensos, diabéticos e tabagismo, e com a abertura da nova unidade será possível prestar um atendimento ainda mais eficiente.