As secretarias de Obras, Desenvolvimento Rural e o Departamento de Meio Ambiente de Capivari de Baixo, prosseguem engajadas desenvolvendo o trabalho de recolhimento de entulhos espalhados pelas calçadas e áreas públicas do município.
Com o slogan "Cidade Sem Entulho, Cidadão Consciente", equipes da Prefeitura já recolheram centenas de metros cúbicos de entulho, restos de materiais de construção, lixo domiciliar e até mesmo móveis descartados.
A campanha já passou pelos bairros Santo André, Centro, Caçador, Alvorada, Três de Maio, Vila Flor e Ilhotinha. Todas as vias estão sendo contempladas com a retirada de entulhos pela Prefeitura, e este tipo de trabalho deve se repetir daqui a 45 dias, obedecendo à mesma ordem das localidades.
No entanto, um problema está sentido pelos profissionais envolvidos na campanha. Após a retirada dos entulhos, em diversas ocasiões, moradores aproveitam para recolocar novos materiais descartados nas calçadas, já no dia seguinte. "Especialmente no centro da cidade notamos essa situação. Nossa equipe está debaixo de sol forte efetuando o recolhimento do material. E quando passamos no dia seguinte para verificar a limpeza, constatamos que moradores já colocaram entulho de novo. Muitos sabem que a equipe irá passar novamente dentro de 45 dias, mas algumas pessoas não entendem que até lá, o material deve ficar dentro de seu cercado", orienta o diretor de transportes, Pedro Paulo (Paulo Graxa).
Para o Prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, a campanha já está trazendo bons resultados, mas muito ainda precisa ser feito: "De fato, a cidade já se encontra com outro aspecto. O mutirão era necessário, mas este trabalho deve ser contínuo. É uma pena que muitos moradores não tem tido conscientização, mas grande parte da população também está engajada e colaborando", ressaltou.
A destinação inadequada de entulhos gera problemas como o esgotamento de aterros sanitários, a obstrução do sistema de drenagem urbana e a proliferação de insetos e roedores. Vale lembrar que nessa época de dias dias quentes os cuidados com a dengue devem ser acentuados.