Depois de meses de adequação do prédio, já está funcionando na rua da Piedade, nº 39, a nova sede da secretaria de Defesa Civil.
Um ato que contou com a presença de diversas autoridades, marcou a inauguração do novo espaço, agora bastante adequado ao desenvolvimento das atividades da área.
Desde outubro de 2011, quando foi instituída para atender recomendação do governo do Estado, que também criou o órgão em esfera estadual, a secretaria vem se estruturando para dar respostas cada vez mais rápidas em caso de emergência.
Durante o ato de inauguração, o secretário de Defesa Civil, José Luiz Tancredo ressaltou que a criação do órgão estadual deu novo impulso ao setor. “O Estado tem dado todo o apoio e já é visível a transformação nos municípios que estão se mobilizando e criando estruturas próprias para dar suporte adequado em caso de catástrofes”, salientou Tancredo.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff enalteceu a iniciativa da prefeitura de Tubarão ao criar e estruturar a nova secretaria. “Muitas vezes o homem público é medido pelas obras de caráter estrutural que realiza, como se isso fosse o mais importante. Entretanto, o que de fato permanece são as ideias. Defesa Civil não é obra estruturante, é uma nova ação que somente quem tem o espírito de estadista sabe investir”, comentou Althoff.
O vice-prefeito Pepê Collaço lembrou que a história de Tubarão é recheada de momentos críticos e a prevenção merece atenção especial. “Em nossos primeiros dias de governo, enfrentamos uma situação delicada, foi um período de muita chuva. E a partir dali tivemos a certeza de que era necessário investir na área e montar uma estrutura capaz de agir rapidamente em caso de catástrofes. E isso agora é realidade”, comemorou Pepê.
Ao encerrar a solenidade, o prefeito Manoel Bertoncini agradeceu o apoio recebido do governo do Estado. “A criação da secretaria estadual de Defesa Civil deu um novo ânimo aos municípios. Hoje, nos sentimos amparados e com condições de também aparar e amenizar o sofrimento daqueles que por ventura venham a passar por alguma situação de emergência”, enfatizou o prefeito.
Parcerias – O ato de inauguração da nova sede foi marcado ainda pela celebração de diversos convênios. Com o governo do Estado, aproveitando a presença do secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, foi assinado um termo para a aquisição de duas caminhonetes e apresentado o Plano de Trabalho para a construção das pontes da Jararaca e Guarda M.E. Althoff autorizou a descentralização de R$ 100 mil para a compra das duas caminhonetes e informou que também serão feitos repasses mensais, com valores definidos pelo projeto técnico, para a construção das duas pontes. Com a Unisul, a prefeitura assinou convênio com Agência de Gestão, Desenvolvimento Científico e Inovação Tecnológica (Agetec) e foi ainda formalizada a doação de 20 computadores cedidos pela Caixa Econômica Federal, que serão utilizados pelos Núcleos de Defesa Civil.
Estrutura – Instalada em um imóvel alugado localizado na rua da Piedade, a nova sede conta área específica para as equipes de plantão, inclusive com quarto, salas para os setores de Preparação e Prevenção, Resposta e Reconstrução e Planejamento e Fiscalização, sala de monitoramento, interligada com o sistema da rede de hidrometeorologia, além da sala para o secretário, imprensa e auditório com capacidade para até 38 pessoas.
A nova sede também contará com uma estação de monitoramento do nível do rio, estação de densidade pluviométrica, medição da temperatura e umidade relativa do ar. Os dados serão gerados a cada três minutos.
A intenção é que, com as novas instalações, dez núcleos, compostos por 25 pessoas, comecem a atuar. Estes grupos se dividirão em regiões, já estabelecidas. “Eles orientarão as pessoas, para que saibam o que fazer quando surgir um evento”, explica o secretário de Defesa Civil, José Luiz Tancredo.