Cerca de 15 pessoas participaram na manhã desta quarta-feira (14), de um curso sobre os malefícios do vício do cigarro. A ação ocorreu nas dependências do Posto de Saúde Central do município de Capivari de Baixo.
O curso foi ministrado pelo coordenador do Programa Municipal Antitabagismo e psicólogo, Luciano Corrêa, que alertou os participantes sobre as doenças que o uso contínuo do tabaco pode causar. "O cigarro é considerado uma das drogas lícitas, pois é permitido por nossa legislação. Possui mais de 4.000 substâncias que causam danos a nossa saúde. Muitos tipos de câncer estão associados ao fumo, como: Boca, garganta, laringe, faringe, estômago, bexiga e o mais mortal deles, o câncer de pulmão, além do enfisema pulmonar, que é uma doença obstrutiva crônica causadora de muitas mortes. O cigarro também causa derrames e a trombose, lesando veias e artérias do seu organismo que acabam perdendo a capacidade funcional, levando a amputação de membros", ressaltou.
Além dos problemas que o uso do cigarro pode causar, Luciano destacou que o uso desta substância está saindo de ‘moda'. "Já se foi o tempo em que fumar era chique e símbolo de status. Hoje, o cigarro tornou-se um caso de saúde pública no mundo todo. A grande maioria das pessoas já não suporta mais o cheiro desta substância", finalizou.
Os munícipes de Capivari de Baixo que são fumantes, desejam parar de fumar e tem o interesse de participar do Programa Antitabagismo, devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para marcar uma avaliação.
Fonte: PMCB