You are currently viewing Capivari – Foco do mosquito da Dengue é encontrado em armadilha no bairro Três de Maio

A secretaria Municipal da Saúde de Capivari de Baixo, através do setor de Combate à Dengue, recebeu ontem (13), a confirmação da localização de um foco do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegyptis) no bairro Três de Maio, no município. 

 

As larvas do mosquito foram coletadas numa das armadilhas instaladas no bairro. As amostras foram colhidas e examinadas, e a confirmação fez com funcionários da saúde municipal se reunisse na manhã desta quarta-feira (14), para mapear e planejar ações na localidade.  A equipe composta por oito integrantes já iniciou o trabalho de varredura numa área com raio de 300 metros de onde o foco foi encontrado. 

 

Quem acompanhou o trabalho de mapeamento da localidade, foi a coordenadora e supervisora do Programa de Dengue na Amurel, Cláudia Besaliete Ochs. Para ela não há motivo para alarde, pois um foco foi encontrado e não a incidência da doença. “Ainda não existem casos da doença em SC. As 22 pessoas que atualmente têm a doença são provenientes de outros estados, como Rio de Janeiro e Bahia. O que foi encontrado em Capivari de Baixo foi o foco e isso já aconteceu 282 vezes em outras cidades do estado”, ressaltou.

 

A coordenadora de Atenção Básica de Capivari de Baixo, Adriana Rufino, disponibilizou agentes comunitárias para dar suporte e aprimorar a vigilância no bairro Três de Maio. “Todas as casas, comércios e terrenos baldios da localidade serão visitados. As profissionais envolvidas realizarão uma grande varredura no local. A população não precisa se preocupar porque o trabalho está sendo muito bem realizado. Existem atualmente, 75 armadilhas espalhadas pela cidade e elas são verificadas de sete em sete dias. Nossa parte estamos fazendo. A partir de agora, os moradores precisam fazer o mesmo, a começar com o recolhimento de latas e outros recipientes. O mosquito só se prolifera em ambientes com água parada e limpa”, disse.

 

O prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, prometeu engajar-se na campanha e pediu conscientização dos moradores da cidade. “Eu sou um que vivo recolhendo latas, plásticos e outros materiais jogados nas ruas e calçadas. Solicitamos, então, a colaboração dos moradores deste bairro e de todo o município. Todos somos responsáveis pelo controle da dengue, para assim afastarmos de vez a possibilidade da doença entrar em nosso município”, destacou.

 

O Setor de Combate à Dengue de Capivari de Baixo divulga a população algumas dicas para combater possíveis focos do mosquito. Deve-se verificar se a residência possui água parada e tomar as seguintes providências: 

 

– Retire os pratos dos vasos de flores que ficam fora da residência; 

– Garrafas devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo; 

– Feche as caixas d’água, tonéis, barris e latões; 

– Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos; 

– Os pratos das flores que ficam dentro da residência devem ser escovados a cada três dias; 

– Troque diariamente a água do bebedouro de animais, e faça uma limpeza a cada três dias; 

– Coloque algumas gotas de água sanitária nos locais de acúmulo de água das bromélias; 

– Piscinas devem ser tratadas corretamente; 

– O lixo deve ser destinado ao local correto. 

Fonte: PMCB