Todos os dias, durante a madrugada, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município lotam de pacientes. O horário de funcionamento é das 7 horas às 16 horas, entretanto a população chega ao local a partir das 4 horas da madrugada, na expectativa de serem atendidos rapidamente. Muitos ainda alegam a preocupação de as fichas de exames acabarem. Outros apenas afirmam que preferem deste modo.
De acordo com a secretária de Saúde Albertina Carvalho (Beth Xuxa), a espera na fila é desnecessária. "Temos fichas de exames para todos e para o mês inteiro. Não adianta chegar ao posto de madrugada se o atendimento inicia às 7 horas. Alguns pacientes, mesmo agendados para as 8 horas, chegam ao local três horas antes. A população está sofrendo sem necessidade", considera.
Para a coordenadora dos ESFs de Tubarão, Sandra Grandemagne, falta conscientização dos moradores. "Eles preferem chegar mais cedo para não perder o lugar, no entanto são atendidos da mesma forma, no mesmo horário. Essa espera prejudica o atendimento aos próprios moradores. Se todos colaborarem o serviço será consideravelmente melhorado", afirma.
Após as 16 horas, depois que encerra o atendimento nas unidades de ESF, a secretaria de Saúde mantém um médico de plantão na Policlínica, em Oficinas, para casos emergenciais. O médico José Jeremias do Nascimento atende no local das 17 às 19 horas. De acordo com a secretária Beth Xuxa, dessa forma a população tem atendimento de urgência garantido durante todo o dia, aliviando a emergência dos hospitais da cidade.
Fonte: PMT