A Biblioteca Pública Municipal Romeu D Ulysséa recebeu da Fundação Biblioteca Nacional mais de 200 títulos com variados temas. Já revistas como História Viva, Carta Escola, Fórum, Raça Brasileira, Cult, Rolling Stone, Almanaque da Cultura Popular, Viração, Caros Amigos foram doadas pelo Ministério da Cultura. A Fundação D'Phascoal doou 400 títulos de literatura infantil e juvenil.
Além da disponibilidade de consulta e pesquisa no local, os visitantes podem efetuar um cadastro e levar os exemplares para ler em casa. A Biblioteca está localizada na Avenida Calistrato Muller Salles, nº 801, Portinho. Ao lado da Comercial Lobos, próximo à mecânica Aurelino, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
A comodidade para a população se estende aos 22.285 mil títulos da unidade, diversificados em literatura infantil, juvenil, história, catarinense e livros didáticos, mas também direito, administração e economia, por exemplo. A Biblioteca também disponibiliza internet para os visitantes.
Também conta com espaço interno, com mesas e cadeiras para estudo e leitura de mídias, como jornais e revistas, que não podem ser emprestados, mas estão à disposição de quem deseja ler, neste caso sem a necessidade de cadastro. O setor está ligado à Secretaria Municipal de Educação.
Atualmente, 6.455 mil pessoas estão cadastradas como leitores na biblioteca pública. A bibliotecária Kátia Regina de Souza Borges é a responsável pelos trabalhos desenvolvidos no setor, juntamente com a sua equipe.
Cadastro de usuários
O usuário deverá preencher um cadastro apresentando a carteira de identidade e o comprovante de residência atual. O usuário terá direito ao empréstimo domiciliar no total de três livros por vez, num período de 15 dias, podendo ser renovado até a data da devolução, por igual período.
Informações
O telefone para contato é 3647-2499 e o email da Biblioteca Central é bibpubromeu@bol.com.br
Nova biblioteca
A Biblioteca está funcionando em caráter temporário no bairro, pois a sua sede está sendo revitalizada. A expectativa do Governo Municipal é inaugurar o novo espaço neste semestre. Os recursos para as melhorias vieram do Ministério da Justiça e contrapartida da prefeitura.
Fonte: PML