Há 20 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A data é destinada ao debate sobre os vários temas relacionados a este bem natural que, apesar de existir em abundância no planeta, tem apenas cerca de 1% do seu total próprio para o consumo humano.
E, em Capivari de Baixo, com este propósito e com o apoio da Prefeitura Municipal, aconteceu na manhã desta quinta-feira, em frente ao Ginásio Juan Manoel dos Santos, uma ação promovida pela Frente Integrada de Cultura Alternativa (Fica) e Amurel Urgente. Na oportunidade, foram distribuídas cerca de 300 mudas de árvores frutíferas e nativas da região, 500 copos de água e a distribuição de cinco mil folders informativos com dicas de como reduzir o consumo da substância.
Para os idealizadores da campanha, Thayus Domingos e Marcelo Corrêa, chegou o momento da população colocar em prática medidas para evitar o desperdício. "O objetivo da nossa campanha é promover um momento de reflexão e conscientização sobre os problemas decorrentes da degradação das fontes de água potável e o que deve ser feito para que esta ação predatória seja combatida", ressaltou Thayus.
"O mais importante pra nós é a pessoa chegar em casa e cuidar de sua torneira, ou do seu chuveiro. Nossa ideia é incutir na cabeça das pessoas que as suas pequenas ações, somadas, podem provocar grande diferença", destacou Marcelo.
A iniciativa contou com o apoio da Águas de Capivari, Tubarão Saneamento, Retrans, Ferrovia Tereza Cristina, Fucap, Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, Kansai Sushi, Lions de Capivari de Baixo, Faepesul e Amurel.