Assegurar uma alimentação de qualidade e que atenda às necessidades nutricionais dos alunos matriculados na rede pública municipal de Capivari de Baixo. Este é o desafio que vem sendo cumprido à risca pelo departamento de Alimentação Escolar da secretaria de Educação, e que tem transformado as crianças das creches e escolas da cidade em cidadãos fortes e saudáveis.
A merenda escolar do município é preparada e servida aos alunos com base no cardápio semanal elaborada pela nutricionista Marina Machado dos Santos. Eles são produzidos levando em conta o valor nutricional dos alimentos, o que garante o crescimento dos alunos, além de proporcionar o bem-estar dos mesmos enquanto estiverem na unidade escolar.
Diariamente, os alunos recebem uma refeição, onde, duas vezes por semana, é composta por arroz ou macarrão, feijão, carne de frango ou boi, saladas diversas e frutas. Nos outros dias da semana, são servidos bolos, pães caseiros e biscoitos variados, sempre acompanhados por café com leite, iogurte ou achocolatado.
Com os estudantes de zero a seis anos, que fazem parte da educação infantil, os cuidados com alimentação são ainda maiores. Eles recebem quatro refeições ao longo do dia: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, além de mamadeiras para os bebês. A alimentação dessas crianças também é bastante variada. Nos cardápios estão presentes bolos diversos com sucos de uva ou maracujá, pão caseiro com café com leite, biscoitos variados com iogurte, mingau de chocolate, dentre outras preparações.
A nutricionista Marina Machado dos Santos visita constantemente as escolas e garante que todas elas estão muito bem abastecidas. "Nossas unidades escolares e creches são referência no que se refere à alimentação que é dada aos alunos. Supervisionamos tudo e não há motivos para os pais ficarem preocupados. As portas das instituições estão abertas para aqueles que acham que servimos apenas bolachas aos nossos alunos", disse.
A preparação das merendas e o cumprimento do cardápio são acompanhados semanalmente pela nutricionista Marina Machado dos Santos e pelas diretoras das escolas. Ao menos uma vez por mês, as escolas são visitadas pelos membros do CAE – Conselho de Alimentação Escolar.
Fonte: PMCB