O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), do bairro Passagem, reiniciou na última semana o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O serviço acontece de segunda a quinta-feira, no período matutino e vespertino e é oferecido para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade.
O SCFV foi desenvolvido para complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
Por meio do programa é possível ainda ampliar o universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar uma formação cidadã.
O programa será executado a partir de oficinas sócio-educativas, como oficina do saber, dança, capoeira, artes e oficina de comunicação e expressão. O espaço ainda conta com uma sala de uso coletivo, espaço de convivência, brinquedoteca e um lugar reservado para leituras. "Além do espaço de convivência, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de participar de atividades lúdicas, culturais e esportivas visando à prevenção de situações de risco social, e desenvolvimento de potencialidades. Estamos iniciando também ainda neste mês um grupo de famílias, com os pais dos participantes deste serviço", afirma a coordenadora do CRAS II Gilmara Nunes.
A equipe que fará parte desses grupos é composta por uma orientadora social, uma psicóloga, duas assistentes sociais e quatro facilitadores de Oficinas.
A coordenação do Serviço é de responsabilidade do CRAS II do bairro Passagem e secretaria de Desenvolvimento Social.
Fonte: PMT