Em até 45 dias a avenida José Acácio Moreira, a beira-rio, no bairro Dehon, deve ser liberada para o trânsito. A expectativa é do engenheiro Ronaldo Gomes Silveira, da empresa Coenco, responsável pelas obras de macrodrenagem. O ritmo de trabalho é considerado bom pela empresa e está dentro do cronograma de 10 meses.
Segundo Ronaldo, estes primeiros meses são os mais difíceis, pois a obra inicia pela beira-rio e é necessário escavar mais de 7 metros em alguns pontos. "A escavação está sendo feita e estamos fazendo o berço, que faz parte da base, com pedras pulmão de 10cm. Até o fim da próxima semana vamos começar a colocação das aduelas, que são as galerias", explica Ronaldo.
Depois desta fase, as galerias serão instaladas na rua Luiz Pedro de Oliveira, da beira-rio até a rua Simeão Esmeraldino de Menezes. As ruas serão abertas em intervalos de 30 metros, conforme recomendação da Caixa Econômica Federal, intermediária do repasse de recursos entre o governo federal e o município. De acordo com Ronaldo, a instalação das galerias é rápida. "O que demora são as caixas de passagem. Serão cinco caixas, elas precisam ser feitas no local da obra e só o tempo de cura do concreto é de 30 dias", afirma.
Estas galerias receberão a água das chuvas dos bairros Dehon, Humaitá-Centro e parte do São João ME e do Humaitá de Cima. Esta água será jogada por cima do rio, pelo menos um metro acima, por meio de comportas. Quando o rio estiver cheio, estas comportas fecham para que a água do rio não volte pelas galerias.
Fonte: Jornal Diário do Sul