No último levantamento do Sine de Laguna mais de 1.200 mil trabalhadores estão cadastrados para as vagas que serão disponibilizadas com a construção da ponte Anita Garibaldi, continuidade da duplicação da BR-101.
Um Conselho Municipal de Trabalho e Emprego foi criado para acompanhar o cadastro, manter contato com os administradores locais da empresa e auxiliar os trabalhadores.
De acordo com a assistente social do Sine de Laguna, Elizandra Tesaro, serão necessárias o preenchimento de vagas para deficientes, assim como, jovem aprendiz.
O Sine, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, já esteve cadastrando famílias nas localidades da Vila Vitória, Barbacena e Portinho, bairros atendidos por programas sociais da prefeitura em parceria com o Governo Federal.
O gerente administrativo financeiro, José Alencar, da empresa Camargo Correa (gestora da obra) explicou que a obra irá envolver aproximadamente 1.500 funcionários, destes, uma parcela aproximada de 750 homens é mão de obra especializada, oriundos de obras já concluídas da empresa como a usina em Chapecó. O restante, aproximadamente 800 vagas serão disponibilizadas para Laguna, como operador de máquina, técnico administrativo, pedreiros entre outros.
A estrutura administrativa e maquinário do consórcio será instalada numa área de 10 hectares já alugado. na localidade de Mato Alto. O terreno tem acesso até a lagoa, pois segundo os profissionais, a parte de concretagem entre outras serão feitas em terra e levada por balsas até o local da ponte, serão utilizadas 15 a 20 balsas, envolvendo 20 engenheiros. Uma rua na localidade de Mato Alto foi desviada para o trânsito local. "Espero a compreensão da comunidade, pois transtornos e inconvenientes irão acontecer, isso faz parte do progresso", salientou Palombo.
Por se tratar de uma obra que irá durar dois anos e meio anos, nesta fase, os responsáveis pelo consórcio em Laguna, acreditam que muitos profissionais de outras regiões do Brasil deverão trazer suas famílias impulsionando o mercado imobiliário. "Estamos pedindo para que morem em Laguna", disse o gerente administrativo.