Ideias simples, mas que com o tempo e a dedicação de todos fazem toda a diferença. A prefeitura realizou encontro no auditório da Unisul/Sedurb (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental), nesta terça-feira, dia 5, em Vila Nova, com todos os secretários, diretores e chefes de departamentos para divulgar e dar início a implementação do "Manual de Boas Práticas Ambientais".
De acordo com a responsável pelo departamento do Meio Ambiente do município, Luciene Martins, o objetivo é sugerir a aquisição de novas posturas pessoais e administrativas no ambiente de trabalho. "Queremos tornar mais racional a forma de comprar, consumir e descartar, contribuindo para a busca de uma sociedade sustentável", afirma.
O fiscal do Meio Ambiente da prefeitura, Wagner Amorim, destacou durante a palestra a importância de pequenas iniciativas em todos os setores públicos. "Aqui na Sedurb, por exemplo, todos os funcionários têm as próprias canecas de porcelana, isso em quase um ano gerou uma economia de milhares de copos descartáveis", afirma.
Ao fim da palestra, o secretário de Articulação Política, Cadir Garbelotto Cargnin concluiu que há necessidade de mais comunicação nas empresas para que estes processos funcionem. "Todos os secretários estavam presentes para espalharem estas iniciativas nos respectivos setores. Comunicação é tudo, até se tratando de meio ambiente", diz Cadir.
Sem a necessidade de grandes investimentos, segundo o secretário da Sedurb, Rafael da Rosa Pires, no manual distribuído pelo poder municipal, ações pequenas geram mais comprometimento com o meio ambiente. "Estamos sugerindo a aquisição de novas posturas pessoais e administrativas, vislumbrando tornar mais racional a nossa forma de comprar, consumir e descartar".