Após uma solicitação do vereador Dorlin Nunes Júnior, o prefeito Beto Martins intermediou uma reunião nesta segunda-feira, dia 11, na sala de reuniões da prefeitura, com o presidente da Casan, Dalírio Beber, além da associação de moradores do Paes Leme e Câmara de Vereadores para discutir os temas Casan, esgoto e saneamento.

Considerando restrições apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado, o município vai renovar o contrato com a Casan enquanto analisa correções do edital de licitação para futura decisão sobre o tema, o que segundo Beto, deve ficar para o próximo prefeito.

"O acordo com a Casan é de regularizar atual situação contratual, estendê-lo até o inicio do próximo ano, deixando ao futuro mandatário a decisão sobre a continuidade do sistema", explica.

Sobre a estação de tratamento de esgoto do Paes Leme, a prefeitura, juntamente com a Câmara de Vereadores, tem cobrado sistematicamente uma solução quanto aos problemas levantados pelos moradores, razão da presença dos representantes do bairro na reunião.

Pará atender ao novo acordo, a Casan se comprometeu com a limpeza da Lagoa da Bomba e a contratação de um projeto de recuperação ambiental do local. "Ainda temos muita coisa a resolver, mas essa aproximação é benéfica para buscar uma solução", ressalta Dorlin.

Os moradores solicitaram melhorias na operação da estação bem como uma revisão no valor da tarifa de esgoto (hoje cobrada 100% sobre o valor de água utilizado), o que a diretoria da Casan ficou de apresentar uma proposta breve, após analise dos seus técnicos na ETA e do seu departamento jurídico.

A Agencia Reguladora (Agesan) também será acionada para que fiscaliza e tome providencias a respeito. Também participaram da reunião o presidente da câmara, vereador Elísio Sgrott,o procurador do município, Leandro Ribeiro e o diretor da Casan, Osny Souza Filho.