A prefeitura de Tubarão e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) promovem na próxima segunda-feira (18), a primeira Audiência Pública para implantação do Campus Tubarão do IF-SC.
O evento aberto ao público em geral acontece no salão paroquial da Igreja Santa Terezinha, no bairro Passagem, a partir das 19 horas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Meneghel explica que a audiência é a primeira etapa para definição dos cursos que serão oferecidos na unidade de Tubarão. "Neste encontro queremos ouvir a população para saber quais as necessidades locais. Vamos traçar um panorama geral e listar os cursos que a cidade tem mais carência", ressalta.
Depois desta audiência, o IF-SC deverá realizar pesquisa nas diversas comunidades tubaronenses e promover outras audiências públicas para trazer à cidade cursos que atendam de fato a demanda local. "O instituto se preocupa, inclusive, em não trazer cursos que já sejam oferecidos por outras instituições de ensino de Tubarão. A intenção é oferecer cursos técnicos e superiores que preparem mão-de-obra específica para nosso mercado de trabalho. Por isso, essas audiências são fundamentais", lembra Meneghel.
Infraestrutura – O processo de implantação do Instituto Federal Santa Catarina, em Tubarão, avança a cada dia. Nesta terça-feira, engenheiros do instituto visitaram o terreno localizado no antigo DNOS e aprovaram a área. Como contrapartida, a prefeitura deverá aterrar o terreno, abrir a rua e instalar rede de água, drenagem pluvial e esgotamento sanitário. Para a construção da obra com cerca de 5 mil m², serão investidos R$ 3 milhões, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Jorge Boeira e outros R$ 5 milhões serão repassados pelo Ministério da Educação.
A previsão é de que a obra leve 18 meses para ser concluída, após o início da construção. Quando estiver pronto, o IF-SC vai atender até 1,2 mil alunos.