O trecho final da Av. Pedro Zapelini, que faz a ligação com a rua Cândido Freire Leão, está ganhando um moderno sistema de iluminação. A prefeitura deve concluir esta semana a colocação de 14 postes de ferro galvanizado no canteiro central da avenida.
Cada poste possui duas luminárias com lâmpadas de vapor de sódio, o que possibilita a iluminação das pistas nos dois lados da avenida num trecho de aproximadamente 300 metros, onde ainda não havia iluminação pública. A obra integra o projeto de iluminação que a prefeitura pretende implantar, futuramente, em toda a extensão da Pedro Zapelini.
Para deixar o final da avenida iluminado, o governo municipal está investindo cerca de R$ 65 mil, oriundos da Cosip, a contribuição para custeio de iluminação pública, paga pelo usuário na fatura de energia elétrica. De acordo com o coordenador da Cosip, Alberto Botega, a intenção é que a iluminação do novo trecho da Pedro Zapelini comece a funcionar ainda este mês.
Mais investimentos – Em março deste ano, a prefeitura de Tubarão, por meio do departamento municipal que administra a Cosip, também instalou dez novos postes de iluminação na avenida Patrício Lima, um dos principais corredores de acesso ao centro da cidade. As novas estruturas substituíram os antigos postes que já apresentavam sinais de deterioração. Além da estrutura foram trocadas também todas as luminárias. Até o final deste ano, o governo municipal deverá trocar outros 40 postes ao longo daquela via pública.
No ano passado, também foram substituídos 12 poste de iluminação na avenida Marcolino Martins Cabral, cada um com 17,5 metros de altura. Dois deles foram instalados defronte ao Farol Shopping e ganharam luminárias mais potentes. "Aquela é uma área de intensa travessia de pedestres. Por isso, aumentamos a iluminação para garantir a segurança", justifica Alberto Botega. Segundo ele, este ano deverá ser licitada a troca de mais 48 postes para a avenida. Em 2011, a prefeitura substituiu todos os postes da Marcolino no trecho entre o HNSC e a rua Tubalcain Faraco.