A Farmácia Central de Tubarão vai implantar em agosto um sistema totalmente informatizado. Por isso, a partir de agora, os pacientes que forem retirar o medicamento, além da receita médica, devem levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência, para atualização do cadastro.
Diariamente, centenas de paciente se dirigem à Farmácia Central em busca de um dos 134 medicamentos oferecidos pela Farmácia Básica, estoque que é renovado constantemente.
Nesta semana, por exemplo, chegaram Carbamazepina 200mg comprimido; Haloperidol 5mg comprimidos; Salbutamol 100mcg Aerosol e Cloreto de Sódio 0,9% Solução Nasal. "Todos os dias recebemos nova remessa, por isso é importante entrar em contato com a farmácia e se informar da chegada dos medicamentos", a farmacêutica, Flávia Mattos Moro.
Além da Farmácia Central, diversos medicamentos estão disponíveis também nas Unidades Básicas de Saúde. "O usuário deve primeiramente buscar o medicamento na unidade de seu bairro, e somente depois deve se dirigir à Farmácia Central, caso não o encontre lá", lembra Flávia.
Números – No período de 15 de maio a 15 de junho, a Farmácia Central prestou 10.406 atendimentos.
Horário de funcionamento da Farmácia Central
Farmácia Básica – 07 às 13 horas.
Componente especializado (processos administrativos via Estado) – 07 às 12 horas (exceto quintas-feiras)
Processos Judiciais – 08h30 às 12 horas
Fonte: Decom/PMT