You are currently viewing Tubarão – Avenida Pedro Zapelini já está iluminada

O trecho final da avenida Pedro Zapelini ganhou um brilho especial. Foi acionado no início da noite desta segunda-feira (30), o novo sistema de iluminação no trecho que faz a ligação com a rua Cândido Freire Leão.

A obra realizada pela prefeitura de Tubarão custou cerca de R$ 50 mil e foi paga com recursos da Cosip, a Contribuição para Custeio de Iluminação Pública, paga pelo usuário na fatura de energia elétrica.

Os 13 postes instalados no canteiro central da avenida possuem duas luminárias com lâmpadas de vapor de sódio que garantirão a iluminação das duas pistas, num trecho de aproximadamente 300 metros. "Tinha muito receio de passar aqui à noite. Agora o local ganhou um novo visual. Parece avenida de cidade grande", comemora a moradora Angelita Fernandes.
A intenção da prefeitura é implantar futuramente o mesmo padrão de iluminação em toda a avenida Pedro Zapelini.

Mais investimentos – Em março deste ano, a prefeitura de Tubarão, por meio do departamento municipal que administra a Cosip, também instalou dez novos postes de iluminação na avenida Patrício Lima, um dos principais corredores de acesso ao centro da cidade. As novas estruturas substituíram os antigos postes que já apresentavam sinais de deterioração. Além da estrutura foram trocadas também todas as luminárias. Até o final deste ano, o governo municipal deverá trocar outros 40 postes, ao longo daquela via pública.

No ano passado, também foram substituídos 12 poste de iluminação na avenida Marcolino Martins Cabral, cada um com 17,5 metros de altura. Dois deles foram instalados defronte ao Farol Shopping e ganharam luminárias mais potentes. "Aquela é uma área de intensa travessia de pedestres. Por isso, aumentamos a iluminação para garantir a segurança", justifica o coordenador da Cosip, Alberto Botega. Segundo ele, este ano deverá ser licitada a troca de mais 48 postes para a avenida. Em 2011, a prefeitura substituiu todos os postes da Marcolino, no trecho entre o HNSC e a rua Tubalcain Faraco.


Fonte: Decom/PMT