A semana começa com boas notícias em Tubarão. Todas as Unidades de Saúde da Família estão com médicos para atendimento às comunidades. Formados pela Unisul, no mês passado, os oito profissionais começam atuar nesta segunda-feira (06).
Um profissional competente, responsável, ético e, acima de tudo, que tenha amor por aquilo que faz. Esse é o perfil do profissional que o Sistema Único de Saúde (SUS), espera dos médicos atuantes na área da saúde humana. De acordo com o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Daisson Trevisol, o profissional do SUS é proativo. "Se envolve com a comunidade, administração, com todos os setores da saúde. Promovendo saúde. Os médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos tem a obrigação de saber cuidar, tratar, gerenciar, comunicar, liderar e aprender. Saber ser SUS", destaca o secretário.
A prefeitura de Tubarão e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) pensam a saúde de Tubarão com certo zelo e otimismo. Através do Pró-Saúde – programa que visa à integração de ensino e serviço para formar alunos mais adaptados à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) – aconteceu uma reorientação nos cursos da área da saúde na Unisul. As grades curriculares foram modificadas. Foram inseridas disciplinas de saúde pública coletiva, políticas de saúde agora também fazem parte do dia-a-dia dos acadêmicos. Para o médico Roger Augusto, da Coordenação Médica da ESF, "é necessário incorporar no profissional aquilo que os usuários esperam e, acima de tudo, trabalhar com os estudantes de forma coletiva", comenta.
De acordo com o secretário Daisson Trevisol, apenas um dos 32 postos de saúde ainda está sem profissional. "Na UBS São Martinho II o médico iniciará na próxima segunda-feira (13)", ressalta. A contratação para médicos continua aberta. "Precisamos de mais profissionais para suprir férias, licença e outros direitos trabalhistas", acrescenta.
Mais informações através dos telefones 3621-9606/ 3621-9620 ou do e-mail saude@tubarao.sc.gov.br.
Fonte: PMT