Dos 20 projetos apresentados pela prefeitura de Laguna junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, no governo federal, alguns poderão ser realizados em breve, possivelmente ainda neste ano. A lista de investimentos é orçada em R$ 44.946.655,69.

 
A boa notícia é que Laguna está entre as cidades beneficiadas agora com o investimento planejado pela União, que dispensará um total de R$ 1 bilhão para 20 estados.
 
 
Já os projetos que serão contemplados só serão conhecidos na próxima terça-feira, quando o prefeito Everaldo dos Santos estará em Brasília. Foi convocado pela ministra da cultura, Marta Suplicy, e pela presidenta do Iphan, Jurema Machado.
 
 
“A maior torcida é para que consigamos os recursos para o cabeamento do Centro Histórico. Não que as outras obras sejam menos importantes. Pelo contrário. Mas remover aquele monte de fio feio vai dar novos ares para o lugar. O bom mesmo é que aprovassem todos os projetos”, avalia Everaldo.
 
 
O PAC das Cidades Históricas disponibilizará verbas para restauração de monumentos e de espaços públicos de sítios tombados. Em Santa Catarina, apenas Laguna e Florianópolis foram contempladas.
 
 
A seleção de prioridades por cidade tem como ponto de partida um vasto levantamento realizado pelo Iphan nas cidades históricas, entre 2009 e 2011, a fim de identificar as principais demandas de requalificação de monumentos e de espaços públicos, assim como de promoção e valorização de manifestações e conhecimentos associados ao patrimônio.