Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (16), na Sala de Atos da Prefeitura Municipal de Tubarão, foi assinado o documento que indica o local do terreno onde será construído o prédio que abrigará o Parque Tecnológico do programa Inova@SC no município.
Participaram do encontro, que ratificou a Unisul como sede do terreno onde será erguida a edificação, o prefeito Olavio Falchetti, o vice Akilson Machado, os secretários de Gestão, Euclides Magri, e de governo, Matheus Madeira, o secretário adjunto da Fundação Unisul, Marcelo Jung, e o seu presidente, Aílton Nazareno Soares, além do presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Almeida e do diretor executivo da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), Antônio Carlos Silvério.
Com este documento, que seguiu ainda nesta terça-feira (hoje) para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Tubarão cumpre o prazo de entrega das intenções de ser contemplado com o projeto do Parque Tecnológico. O limite para a inclusão para a licitação se encerra no próximo dia 30.
“Sempre foi nossa intenção de que este terreno fosse dentro da universidade, nunca houve outra opção”, afirmou o prefeito após a assinatura. Os próximos passos, segundo o presidente da Fundação Unisul, são protocolar e encaminhar o documento a Florianópolis, e em seguida marcar uma audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen. “Vamos tentar marcar esta audiência já para a próxima semana. Não temos tempo a perder”, analisou Aílton Nazareno.
Ainda de acordo com Ailton, é importante que uma espécie de “pressão” no governo do estado seja feita, com a união das forças da região, dentre elas, a prefeitura, a Acit, a Câmara de Vereadores, a Assembleia Legislativa e a Unisul, para que o andamento do projeto seja feito de maneira satisfatória e aconteça o mais rápido possível.
Vale lembrar que o terreno será cedido ao estado para uso por 20 anos, o que precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores. Segundo o presidente do Legislativo, isso não será problema. “Estamos juntos do município neste importante projeto para o desenvolvimento de nossa cidade, não teremos problema algum em aprovar logo em primeira votação”, acredita Evandro.
O Inova@SC é um programa que tem como objetivo incentivar a inovação tecnológica e transformar Santa Catarina em referência nacional nesta área. Para isso, o projeto integra os parques tecnológicos, distritos de inovação e incubadoras em todo o estado.