Ao caminhar pela orla da praia do Mar Grosso, o morador e o turista poderão conhecer melhor os hábitos e a vida de espécies aquáticas marinhas que habitam as águas da região sul de Santa Catarina. A ação, inédita no Brasil, faz parte do projeto de extensão do curso de Engenharia de Pesca da Udesc, em Laguna.

Serão instaladas 58 placas com informações de 29 peixes típicos desta região, como tainha, corvina, gordinho, outros 29 moluscos, crustáceos marinhos, mamíferos marinhos e invertebrados. As placas serão instaladas a cada cem metros, com apoio do Governo Municipal.

De acordo com prefeito municipal, Everaldo dos Santos, a iniciativa contribuirá para o turismo na região.
As placas serão instaladas a cada cem metros nos dois sentidos, num trecho de 2,8 quilômetros da orla, com informações como o nome comum e científico, ciclo de vida, alimentação e curiosidades das espécies.
O trabalho reuniu quatro alunos que realizaram um levantamento bibliográfico e entrevistas com pescadores. "Selecionamos 58 espécies levando em conta questões ambientais, culturais e econômicas da região", explica o coordenador do programa e professor, Giovanni Lemos de Mello.
Segundo o idealizador do programa e diretor de extensão da Udesc Laguna, Anselmo Moraes, a iniciativa também contribuirá para divulgar o curso de engenharia de pesca.