Moradores das comunidades de Oficinas e São Tomé estiveram reunidos na noite desta terça-feira (4), no salão paroquial da Igreja Matriz São José Operário, onde aconteceu a primeira assembleia do Orçamento Participativo.
O projeto, inédito em Tubarão, tem o objetivo de dar voz às necessidades e reivindicações da população. Para isto, a equipe responsável pelo programa, composta por Telma de Carvalho, Ricardo Alves de Sousa e Ângelo Bússolo, dividiu a cidade em 18 regiões, com as assembleias acontecendo até o mês de agosto.
Participaram do evento o prefeito Olavio Falchetti, o vice-prefeito Akilson Machado, o secretário de Gestão Magri, além da presença de alguns vereadores.
Nesta primeira, realizada nesta terça-feira (ontem), as duas comunidades elegeram suas três principais reivindicações, após discussão e debates das ideias propostas. Por Oficinas, uma nova creche, a revitalização das praças do bairro e a criação de um centro de convivências para jovens e idosos foram os temas escolhidos pelos moradores. Por sua vez, os representantes do São Tomé concordaram que um posto de saúde, a drenagem das ruas Princesa Izabel e Laguna, e o fechamento da vala da Rua Arnor Damiani são os trabalhos considerados prioritários na localidade.
Além de elencadas estas prioridades, o encontro de ontem definiu também os delegados de cada comunidade, sendo cinco para Oficinas e dois para o São Tomé, cada qual com o mesmo número de suplentes.
Esta primeira etapa do programa, que corresponde às 18 assembleias que acontecerão até agosto, indica ainda um delegado extra para cada grupo de dez pessoas presentes aos encontros. Assim, quanto mais pessoas de determinada região comparecer à reunião, mais representantes esta região terá. Por sua vez, as reivindicações escolhidas serão encaminhadas à secretaria de Urbanismo para verificação de projetos e orçamentos.
A segunda etapa do Orçamento Participativo compreende, em tempo, as chamadas Caravanas da Solidariedade. Nesta fase, os delegados escolhidos nas assembléias visitarão as comunidades para conhecer suas necessidades e realidades.
Por fim, a terceira etapa do programa trará uma assembleia geral, momento este em que serão definidas as obras que serão encaixadas no orçamento do município de 2014.
Abaixo, segue o calendário das próximas assembleias, e seus respectivos locais de realização.
Decom – PMT